O que é ouvir vozes?

(Créditos de imagem para Eros Dervishi)

Não existe uma única resposta que possa alcançar a complexidade dessa experiência. Cada pessoa, a depender de sua própria história e contexto de vida, compreende o ouvir vozes de uma forma. Esse termo “ouvir vozes”, no entanto, se refere a experiência de ouvir uma voz que outras pessoas não podem ouvir.

Ela descreve uma experiência real e única para cada um de nós!

Ouvir Vozes é uma parte importante da vida e da experiência e muitas vezes ela possui um significado profundo e único. A experiência varia de pessoa para pessoa. Qualquer um pode experimentá-la e, como somos todos únicos, temos diferentes maneiras de entender o que ela significa.

Algumas pessoas escutam somente uma voz, outras escutam muitas vozes, outras ainda possuem outras experiências como visões, sensações de estarmos sendo tocadas ou até mesmo sentindo algum cheiro ou gosto. 


Por que ouvimos vozes?

Existem diferentes explicações sobre o que causaria a audição de vozes, mas porque essa experiência é tão variada, é provável que nunca haja apenas uma explicação. 

O que devemos fazer é respeitar todas as respostas!

Existem diferentes formas de compreender e dar sentido às experiências de ouvir vozes. Algumas pessoas entendem suas vozes como sintomas de uma doença, outras entendem as vozes como experiências ligadas a determinado momento traumático da vida. Para outras ainda, as vozes são uma parte importante da espiritualidade e ligada ao divino. 

É importante entendermos que as explicações não se excluem, muitas vezes elas se complementam. 

Ouvir vozes desempenha um papel diferente para cada pessoa a depender da sua história e da comunidade que está inserida. Por exemplo, povos indígenas, acreditam que as experiências de vozes são uma possibilidade de aproximação com Deus. Em outras culturas, ouvir vozes pode ter significados diferentes.