O grupo de Ribeirão Preto - SP

O grupo de Ouvidores de Vozes de Ribeirão Preto é um grupo de suporte de pares que foi criado em 2015 e teve origem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Ribeirão Preto – São Paulo, Brasil. A ideia partiu de um congresso onde recebemos Paul Baker (membro do INTERVOICE), que nos apresentou o movimento e seus valores. 

Nosso grupo se constrói a partir dos entendimentos propostos pelo Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes. 

Devido a pandemia da COVID-19 muitas atividades presenciais precisaram ser suspensas. Com o nosso grupo, não foi diferente. Porém, no sentido de continuarmos com as nossas reuniões passamos a nos encontrar remotamente. Nos encontramos todas às quintas-feiras pela manhã de modo remoto. 

Para alcançar o maior número de pessoas, mesmo com a volta dos encontros presenciais, continuamos a nos reunir online de modo a acolher pessoas que escutam vozes do país todo.

Nosso grupo é aberto, todos são bem-vindos. 

No nosso grupo entendemos que cada um é autoridade máxima sobre sua própria experiência! 

Todos os sentidos sobre as vozes são aceitos e são válidos.

Dia de Reconhecimento dos Ouvidores de Vozes

Uma das conquistas do nosso grupo é a publicação da Lei 14.609 de 30 de setembro de 2021 que inclui no calendário do município de Ribeirão Preto – SP o “Dia de reconhecimento dos Ouvidores de Vozes” como uma forma de propor ações que conscientize a sociedade da importância de ouvir as histórias que as pessoas que possuem essa experiência têm a contar. 

É um dia em que podemos aumentar a consciência das pessoas sobre o que é ouvir vozes, e que possamos falar sobre isso sem nos sentirmos silenciados pelo estigma, preconceito e discriminação.