FacebookTwitterInstagram

Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Veterinária (PCVet) dispõe de infraestrutura física organizada em cinco categorias principais: (1) infraestrutura administrativa; (2) salas de aula e conferências; (3) laboratórios; (4) instalações animais; e (5) Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa (CAEP).

(1) Infraestrutura administrativa

Possui uma Secretaria equipada para reuniões e entrevistas, além de oferecer aos pós-graduandos uma sala de estudos exclusiva. Este espaço é devidamente estruturado com ar condicionado, acesso à internet via Wi-Fi, pontos de conexão, impressora, mesas, bancadas, prateleiras e assentos adequados para estudo e pesquisa.

Além disso, o Departamento de Clínica Médica (VCM) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) fornecem suporte administrativo por meio da Secretaria do VCM, que presta assistência específica ao PCVet e do Serviço de Pós-Graduação (SPG) da FMVZ/USP que oferece suporte administrativo a todos os programas de pós-graduação da instituição.

(2) Salas de aula e conferências

O PCVet dispõe de um anfiteatro próprio destinado às aulas da pós-graduação. No entanto, os pós-graduandos também têm acesso a outras salas de aula, incluindo as localizadas no Anexo 17, sob a coordenação do SPG da FMVZ/USP, bem como ao anfiteatro do VCM, que está equipado com tecnologia para videoconferências.

Além disso, as salas e anfiteatros da FMVZ/USP, incluindo aquelas situadas nos Serviços de Clínica Médica de Equinos, Clínica Médica de Bovinos e Pequenos Ruminantes, contam com acesso à internet e infraestrutura para interação remota por meio de plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams, entre outras.

Essa interconectividade tem se mostrado um recurso essencial para aprimorar a comunicação e colaboração com pesquisadores de diferentes instituições, facilitando a participação remota em aulas, bancas e reuniões científico-acadêmicas.

(3) Laboratórios

Os laboratórios do PCVet são fundamentais para suas atividades-fim e estão organizados em dois grupos principais:(a) Laboratórios Médicos; e (b) Laboratórios Convencionais. Nesses espaços, são conduzidas pesquisas e atividades clínicas, experimentais e observacionais, abrangendo abordagens prospectivas e retrospectivas, bem como metodologias in vitro, ex vivo e in vivo.

Todos os laboratórios são multidisciplinares, sendo utilizados por docentes, pesquisadores, discentes (graduandos e pós-graduandos) e técnicos. Sua manutenção ocorre por meio da estreita colaboração com o VCM e o Hospital Veterinário (HOVET-FMVZ/USP).

Os laboratórios contam com um sistema integrado para emissão de resultados de exames, possibilitando consultas em terminais estrategicamente distribuídos. Os computadores estão interligados a uma rede de cadastramento e emissão de laudos por meio do software GuruVet, adaptado às necessidades do Hospital Veterinário.

(3.a.) Laboratórios médicos

Os Laboratórios Médicos estão vinculados a diversos serviços clínicos especializados do HOVET-FMVZ/USP: Laboratório Clínico; Cardiologia; Dermatologia; Clínica Médica de Pequenos Animais; Pronto Atendimento Médico de Pequenos Animais; Nutrologia Veterinária; Clínica Médica de Bovinos e Pequenos Ruminantes; Clínica Médica de Equinos.

Mais informações podem ser acessadas nos seguintes links:

http://hovet.fmvz.usp.br/clinicas/

http://hovet.fmvz.usp.br/especialidades/

http://hovet.fmvz.usp.br/laboratorios/

(3.b.) Laboratórios convencionais

Os Laboratórios Convencionais realizam análises laboratoriais e associam a rotina clínica à pesquisa. Eles contam com funcionários especializados e equipamentos automatizados para alta demanda analítica, diferenciando processos de análises clínicas de rotina e análises específicas para pesquisa. Os principais laboratórios são: Laboratório de Citometria de Fluxo; Laboratório de Eletroforese e ELISA; Laboratório de Cromatografia; Laboratório de Análise de Minerais; Laboratório de Bioquímica; Laboratório de PCR e Eletroforese; Laboratório de Preparo de Amostras; Laboratório de Doenças Nutricionais e Metabólicas; Laboratório de Cultivo Celular e Terapia Regenerativa; Laboratório de Hematologia e Microbiologia; Laboratório de Medicina Esportiva Equina (LAMEQ); Laboratório Multiusuário de Nutrição Animal e Bromatologia; Laboratório de Pesquisa em Bezerros Fernando José Benesi (Calf Lab).

Nesses laboratórios, são realizadas pesquisas com amplo espectro de amostras biológicas, incluindo: sangue, urina, líquor, leite, colostro, líquido sinovial, efusões, exsudatos, lavados broncoalveolares, líquido ruminal e culturas celulares, além de análises de componentes de rações, forrageiras, bioquímica e de minerais inclusive para estudos dos distúrbios nutricionais e metabólicos em diferentes espécies animais.

Há quatro laboratórios convencionais, porém com objetivos específicos, a saber:

  • Laboratório de Cultivo Celular e Terapia Regenerativa, onde são desenvolvidas pesquisas em duas áreas principais, na avaliação do comportamento de células-tronco mesenquimais e ortobiológicos, incluindo plasma rico em plaquetas, IRAP e soro autólogo condicionado; e em testes de eficácia de vacinas.

 

  • Laboratório de Medicina Esportiva Equina (LAMEQ), fundado em 2011, que é dedicado ao ensino, pesquisa e extensão na área de medicina esportiva de equinos e desenvolve projetos em fisiologia do esforço e doenças respiratórias de equinos. Possui infraestrutura para testes clínicos de desempenho, incluindo esteira de alta velocidade para cavalos, usada na avaliação de intolerância ao exercício, queda de performance e ruídos respiratórios.

 

  • Laboratório Multiusuário de Nutrição Animal e Bromatologia, que é parte do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos (CEPEN Pet), localizado no Campus Fernando Costa, Pirassununga. Considerado o maior centro de pesquisa em nutrição animal de uma universidade na América Latina. Desenvolve estudos sobre nutrição e nutrição clínica de cães e gatos, incluindo avaliação de alimentos, novos ingredientes e aditivos. Possui estrutura financiada por convênio técnico-científico, resultado de parceria público privada entre a USP e a empresa Premier Pet, conectando os programas de pós-graduação em Nutrição e Produção Animal e Clínica Veterinária, por meio do Professor BRUNETTO, M.A.

 

  • Laboratório de Pesquisa em Bezerros Fernando José Benesi (Calf Lab), inaugurado em 05 de julho de 2023. Possui um sistema controlado de criação de bezerros, único no Brasil e que permite pesquisas com alto nível de biosseguridade (nível 1-2 de biossegurança), viabilizando estudos que seriam inviáveis em sistemas comerciais.

 

Infraestrutura e equipamentos

Para a realização das diversas análises laboratoriais, o PCVet dispõe de equipamentos modernos adquiridos por meio de auxílios à pesquisa concedidos por agências de fomento como FAPESP e CNPq.

Mais detalhes sobre o parque de equipamentos e tecnologia acesse o ANEXO
Parque de Equipamentos Tecnológicos

 

(4) Instalações animais

Com a inauguração do Calf Lab, mais um setor foi integrado ao conjunto de instalações animais que compõe o “Biotério do VCM”, que passou a conter seis setores, a saber: Centro de Pesquisa em Nutrição e Doenças Nutricionais de Aves; Centro de Pesquisa em Nutrição e Doenças Nutricionais de Cães e Gatos; Centro de Pesquisa em Doenças Nutricionais de Ruminantes; Centro de Pesquisa em Equídeos; Centro de Pesquisa Avançado em Medicina da Produção e o Calf Lab. O Biotério do VCM está sob responsabilidade técnica de GOMES, M.O.S., docente permanente do PCVet, e está registrado junto ao CRMV-SP e ao sistema interno de biotérios da USP, assim como registrado e aprovado pelo CONCEA via plataforma CIUCA.

 

(5) Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa (CAEP)

Localizado no Campus de Pirassununga-SP, está vinculado aos Departamentos de Clínica Médica e Cirurgia da FMVZ-USP. Sua principal finalidade é oferecer suporte técnico e infraestrutural para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, atividades de ensino na graduação e pós-graduação, bem como projetos de extensão. A estrutura do CAEP inclui laboratório de análises clínicas; anfiteatro e salas de aula equipadas com videoconferência; salas para atividades práticas; sala de atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos; sala de lavagem e sala de esterilização de equipamentos; secretaria; sala de suporte técnico; farmácia; almoxarifado e garagem para maquinário;  casa de hóspedes para alojamento de alunos, pesquisadores e convidados; área de pastagem e baias para internação e alojamento de animais de aulas e experimentais.

 

Atualização da Infraestrutura

No quadriênio 2021-2024, o PCVet recebeu significativos avanços infraestruturais, especialmente nos laboratórios e em setores do Biotério. Seguem os destaques da Modernização:

    • Laboratório de Pesquisa em Bezerros Fernando José Benesi (Calf Lab): inaugurado em 2023, o laboratório possui três salas idênticas para diferentes grupos experimentais, garantindo a prevenção de contaminação cruzada. Cada sala conta com cozinha para preparo das dietas, 4 gaiolas de ferro galvanizado com pisos de borracha para bezerros de até 90 dias; sistema de ventilação dimensionado para o tamanho da sala e idade dos animais. O laboratório possui equipamentos para viabilizar a alimentação de 12 bezerros ao mesmo tempo (três grupos de 4 animais), incluindo freezers (3 verticais e 2 horizontais), pasteurizador, estrutura para descongelamento e aquecimento do leite. Maiores detalhes estão disponíveis no site do PCVet.
    • Laboratório de Medicina Esportiva Equina (LAMEQ): no período, foram adquiridos equipamentos para aprimoramento das pesquisas, incluindo um equipamento de ondas de choque (Marca BTL Brasil); dois equipamentos de ozonioterapia (Marcas O & L e Philozon); e um equipamento de ultrassonografia (DOMED).
    • O Biotério do VCM, em especial, três setores, receberam investimentos via Plano de Gestão das Instalações Animais para adequação às Resoluções Normativas do CONCEA (59 a 67), garantindo melhorias na infraestrutura e no bem-estar animal, o Centro de Pesquisa em Equídeos: R$ 288.585,25; o Calf Lab: R$ 63.025,99; e o Centro de Pesquisa em Doenças Nutricionais de Ruminantes: R$ 30.862,30. Todas as melhorias estão sendo implementadas nas instalações do Campus Butantã.

Esses avanços estruturais reforçam o compromisso do PCVet com a qualidade na pesquisa, ensino e extensão, proporcionando melhores condições para a formação acadêmica e científica.

 

Recursos tecnológicos 

Atualmente, a seção técnica de informática (STI) da FMVZ, possui sete colaboradores, e é responsável por atender à demanda de áudio visual em aulas, palestras, atividades remotas, interações digitais, dentre outras; bem como é responsável pelo gerenciamento dos equipamentos que fornecem a conectividade (switches, access points, telefonia);  estrutura física (cabeamento, racks); e medidas de proteção da rede (firewall, antivírus); faz gerenciamento dos servidores físicos, nuvem FMVZ, servidores centrais; gerenciamento de contas; apoio aos sistemas usados pelo HOVET; dá suporte ao usuário por meio da manutenção e suporte dos equipamentos (ANEXO – Parque de Equipamentos Tecnológicos); realiza desenvolvimento e manutenção dos sistemas internos da FMVZ. A FMVZ possui duas salas Pró-Aluno para uso dos alunos (em São Paulo e Pirassununga), ambas com sala de aula com computadores e uma Sala multimídia em São Paulo para aulas.

Em relação ao Parque de Tecnologia da Informação da USP, que é gerido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), este abriga 76 subsistemas de informação que atendem 178.983 usuários e gerenciam 2.089.025 processos acadêmicos e administrativos anualmente, além de 227.774 contas de e-mail que ocupam 13,76 Petabytes de disco. A infraestrutura inclui 170 equipamentos Wi-Fi externos e 844 km de fibra óptica. A nuvem computacional da STI conta com 14 Petabytes de armazenamento, 11.100 cores de processamento e 250 Terabytes de RAM, com clusters de alto desempenho (HPC) como o Águia e o Lince. Somente em 2024, a STI coordenou a aquisição de 6.376 pontos de acesso Wi-Fi internos e 316 externos, além de 30 controladoras, para modernização da rede wireless nos campi, complementando a distribuição de 31.550 microcomputadores e outros equipamentos de tecnologia. Os pós-graduandos, orientadores e demais envolvidos na pós-graduação usufruem diretamente desses sistemas de informação, que são fundamentais para otimizar suas atividades acadêmicas e administrativas, proporcionando maior eficiência e agilidade em seus processos.

 

Biblioteca

Com espaço físico de mais de 1000m2 a biblioteca da FMVZ/USP disponibiliza um dos acervos mais valiosos e completos do Brasil em sua especialidade. Possui cerca de 20.339 livros, 8.790 teses e dissertações, 1.748 títulos, 68.861 fascículos de periódicos e 414 multimeios. Conta com um parque de informática, com 44 computadores, 04 aparelhos tipo scanner e impressoras. Os pós-graduandos e docentes encontram, nos periódicos, artigos em assinaturas eletrônicas das coleções e também as de acesso aberto, cerca de 130.000 títulos. A biblioteca oferece diversos serviços, sendo eles: consulta local, consulta online, empréstimo domiciliar, empréstimo entre Bibliotecas (EEB), comutação, catalogação na fonte (ficha catalográfica), auxílio no acesso à informação e às pesquisas em bases de dados, treinamentos em Metodologia do Trabalho Científico, Pesquisa em Bases de Dados (Dedalus, Scopus, Web of Science, PubMed, Revistas Eletrônicas, Banco de Teses da USP) e uso do gerenciador de referências Mendeley, além de outras orientações relativas aos serviços disponíveis. Como complemento dessas estratégias, a Biblioteca oferece materiais explicativos, fôlderes, tutoriais e implementação do site da Biblioteca para facilitar o acesso à informação, tornando-o claro, rápido, simplificado e objetivo, deixando à mão as principais ferramentas de pesquisa. Aos pesquisadores e pós-graduandos, a Biblioteca disponibiliza em seu site (www.fmvz.usp.br/biblioteca)  informações necessárias para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Também disponibiliza a Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet) (www.bvs-vet.org.br), um portal que propicia de forma ágil e organizada o acesso ao conhecimento técnico-científico das áreas de medicina veterinária, zootecnia e ciências afins. Vale ressaltar que os pós-graduandos possuem acesso remoto a todo o acervo digital da biblioteca por meio da rede virtual privada (VPN).

Além do acervo da FMVZ, a comunidade acadêmica tem acesso a uma coleção de cerca de 8,48 milhões de itens (entre livros, revistas, mapas, teses, multimeios, entre outros) que estão disponíveis nas 64 bibliotecas existentes nos diferentes campi da USP. Há certo número de bases de dados, ebooks e coleções periódicas mantidas pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) que pode ser acessado pela URL https://abcd.usp.br por toda a comunidade acadêmica. A USP dospõe uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações https://teses.usp.br com 129.884 documentos – sendo 3.015 da FMVZ –,  o Portal de Livros Abertos http://www.livrosabertos.abcd.usp.br com 1.209 títulos, o Portal de Revistas https://www.revistas.usp.br com 204 títulos, todos esses com acesso irrestrito para toda a comunidade interna e externa à USP. Além disso, o Portal de Busca Integrada https://www.buscaintegrada.usp.br é um metabuscador que congrega todas as coleções (impressas e digitais), incluindo também os recursos do Portal de Periódicos da CAPES. O total do acervo digital é de 18.260.722 itens.

 

Google Workspace

Por meio de um acordo institucional, todos os usuários da USP têm direito a usar o serviço Google Workspace que permite que os clientes usem seu próprio domínio (usp.br) e oferece aplicativos variados, tais como, Gmail, Google Meet, Drive com armazenamento limitado, Classroom, entre outros.