Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Obstetrícia e Ginecologia == > Destaques > Inscrições no Programa de Pós-graduação

Inscrições no Programa de Pós-graduação

Documentos Necessários

1. Formulário de Cadastramento de Alunos de Pós-Graduação (www.fm.usp.br – ensino – pós graduação – senso estrito – inscrições/programas)
2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade); para estrangeiros: cópia legível do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)
3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
4. 1 foto recente 3 X 4
5. Cópia legível do Diploma Graduação, com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau
6. Resultado de Proficiência em Inglês (com validade de 5 anos); ao aluno estrangeiro é obrigatória a apresentação do certificado de, no mínimo, nível intermediário no teste de proficiência em português, realizado pelo CELPE-Bras, até 18 meses para o curso de Mestrado e de 24 meses para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto, considerando-se a data de início no curso (http://portal.mec.gov.br/sesu).
Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês: Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de mestrado: 50 pontos; para curso de doutorado: 60 pontos; Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 40 pontos para o curso de mestrado e 61 pontos para o curso de Doutorado; Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 120 pontos para o curso de mestrado e 173 pontos para o curso de Doutorado; Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 433 pontos para o curso de mestrado e 500 pontos para o curso de Doutorado; Não é aceito o Toefl Institucional.
7. Histórico escolar, ficha de aluno, boletim ou documento equivalente, contendo eventuais reprovações e trancamentos, emitido por secretaria de graduação, pós graduação, seção de alunos ou equivalente
8. Projeto de Pesquisa elaborado pelo candidato e aprovado pela CAPPesq/HCFMUSP ou CEP/FMUSP
9. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) – valor em Dezembro/2019.