Fale conosco

Infraestrutura

Laboratórios

O Programa conta com 2 (dois) laboratórios de investigação de investigação médica – LIM/57 – Laboratório de Fisiologia Obstétrica e LIM/58 – Laboratório de Ginecologia Estrutural e Molecular – que têm por objetivo a pesquisa translacional com integração da pesquisa clínica e básica.  Os laboratórios dispõem de infraestrutura para análises de histomorfologia, histomorfometria, imunoistoquímica, biologia molecular, sequenciamento genético e imunofluorescência. Dispõem, ainda, de infraestrutura para cultura de células e biotério para experimentação com pequenos animais.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

O Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia e Ginecologia conta com dois hospitais universitários um secundário (HU- Hospital Universitário) e outro terciário/quaternário de alta complexidade (HCFMUSP), que presta atendimento ao SUS, e dispõe de uma área reestruturada e modernizada. A Obstetrícia e a Ginecologia estão inseridas neste complexo hospitalar com funcionamento 24 horas/dia no qual atuam profissionais de enfermagem, docentes, médicos contratados, residentes, alunos de Graduação e Pós-Graduação, além de estagiários. Essa estrutura hospitalar constitui infraestrutura disponível para as atividades do Programa, especialmente aquelas voltadas à pesquisa clínica.

Importa referir que a Divisão de Clínica Obstétrica do HCFMUSP possui setores especializados nas áreas de Pré-Natal, Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco compreendendo Cardiopatias, Endocrinopatias, Hemopatias, Doença Trofoblástica, Hipertensão, Trombofilias, Colagenoses, HIV na Gestação, Tumor na Gestação, Gestação na Adolescência, Gestação Gemelar, Gestação de Baixo Peso, Prematuridade, Aborto Habitual, Plano de Parto e GAI (Grupo de Apoio Integral às gestantes e familiares de fetos com malformação). E, a Divisão de Clínica Ginecológica compreende os setores especializados de Reprodução Humana, Uroginecologia, Ginecologia Endócrina, Climatério, Oncologia Ginecológica, Patologias do Trato Genital Inferior, Endoscopia Ginecológica, Ultrassom em Ginecologia, Ginecologia baseada em Evidências, Mastologia, Sexualidade, Ginecologia da Infância e Adolescência e Endometriose. Esta ampla estrutura clínica em conjunto com os Laboratórios de Investigação Médica (LIMs 57 e 58) são a base que suporta o desenvolvimento da pesquisa translacional deste Programa.

Recursos de Informática

O programa conta com mais de 150 computadores, ligados em rede com acesso à internet e que facilitam muito a utilização de bancos de dados para coleta de dados da pesquisa clínica. Há ainda setor especializado em informática que auxilia na criação e orientação dos alunos quanto aos bancos de dados.

O acesso aos periódicos pode ser feito por meio do portal periódicos CAPES e UpToDate, Bireme e OVDI.

Biblioteca

As duas Disciplinas (Obstetrícia e Ginecologia) possuem bibliotecas com livros e computadores à disposição para consulta de banco de dados Online. Além disso, os pós-graduandos dispõem da Biblioteca Central da FMUSP e Biblioteca da USP que contam com acervo próprio. A USP disponibiliza ainda uma biblioteca virtual, útil para a consulta de trabalhos e revistas nacionais e internacionais.

EnglishPortuguêsEspañol