Pesquisar
Close this search box.

Laboratórios

ESCOLA POLITÉCNICA

A Escola Politécnica manteve-se, ao longo dos anos, na liderança acadêmica da engenharia nacional, com a sua reputação certificada pelos principais órgãos de avaliação independentes, nacionais e internacionais. É a maior e mais importante Escola de Engenharia da América Latina, segundo o QS World University Rankings 2022 e detém a liderança regional da América Latina na área de Engenharia e Tecnologia (QS World University Rankings by Subject 2022) na grande maioria de especialidades de Engenharia.

INSTITUTO DE QUÍMICA

Nosso interesse de pesquisa é a utilização das propriedades únicas de nanopartículas metálicas para o projeto de catalisadores heterogêneos com alto controle de composição, tamanho, morfologia e propriedades superficiais e químicas. Temos nos concentrado no estudo das reações de hidrogenação e oxidação, com ênfase na conversão de dióxido de carbono e derivados de biomassa. A catálise e o projeto de catalisadores são áreas de pesquisa muito atraentes, que incluem estudos fundamentais e aplicados.

INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE (USP)

A origem do IEE é anterior à fundação da USP e remonta à criação, em 1902, do Gabinete de Física Industrial e Eletrotécnica, a pedido do diretor da Escola Politécnica de São Paulo (EPSP, historicamente conhecida como “Poli ”) ao Secretário de Estado da Administração Interna e da Justiça. Gabinete era o sinônimo utilizado na época para designar os laboratórios onde decorriam as aulas práticas e as aulas aí ministradas eram, nesta fase, comuns a todos os cursos de Engenharia.

INSTITUTO DE FÍSICA (USP)

O IFUSP oferece estimulantes oportunidades de formação acadêmica e profissional aos seus alunos nos diferentes níveis universitários, aliando o aprendizado de conhecimentos acumulados nos mais diversos temas relevantes da física contemporânea com a busca qualificada de novos conhecimentos e a dedicação à sua difusão na sociedade.

INSTITUTE OF BIOSCIENCES (USP)

O Instituto de Biociências (IB) foi criado em 1969 com a Reforma Universitária. Sua constituição incluiu os Departamentos de Biologia, Botânica, Fisiologia e Zoologia, criados em 1934 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e ali fundados quando da criação da Universidade de São Paulo. Em 1970, o Instituto de Biociências recebeu não só os membros daqueles departamentos, mas também professores de disciplinas afins de outras faculdades, especialmente botânicos da antiga Faculdade de Farmácia e Bioquímica.

INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS (USP)

O IQSC permanece na vanguarda do ensino e da pesquisa. Seu curso de graduação recebeu 5 estrelas nas avaliações anuais do Guia do Estudante da Editora Abril e seu programa de pós-graduação mantém nota máxima na avaliação da CAPES. Em pesquisa, o IQSC continua, ano após ano, como uma das duas Unidades da USP com maior produção científica per capita.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA (UFSCAR)

Por seu histórico de investimento na qualidade do ensino de graduação, o curso EQ da UFSCar foi presença constante nas discussões sobre o ensino. Em particular, professores da UFSCar têm participado ativamente de todos os ENBEQs, Encontros sobre Ensino de EQ no Brasil. E a atitude inovadora do curso se mantém. Hoje, ao discutir o novo perfil da Engenharia Química no século XXI, com a incorporação de uma quarta área de conhecimento fundamental, a Biologia, ao lado da Química, da Física e da Matemática, o curso volta-se para as mesmas preocupações que estão focadas nos centros de investigação internacional. excelência na área.

ESALQ - USP

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) é o campus da USP (Universidade de São Paulo) em Piracicaba/SP, porém, sua história começa muito antes da inauguração da universidade, em 1901, quando iniciou oficialmente suas atividades como escola de ensino agrícola, sob a administração da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de 1934, passou a fazer parte da USP como uma de suas unidades fundadoras. Seu nome homenageia seu criador, Luiz Vicente de Souza Queiroz.

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (UNIFESP)

Com cinco andares, o novo prédio conta com 18 laboratórios, 20 salas de aula, auditório com 300 lugares, biblioteca com 30 mil volumes e restaurante universitário com capacidade para servir 1.200 refeições diárias. A sua localização estratégica permite a colaboração com outras universidades e empresas focadas na inovação tecnológica.