A Escola Politécnica manteve-se, ao longo dos anos, na liderança acadêmica da engenharia nacional, com a sua reputação certificada pelos principais órgãos de avaliação independentes, nacionais e internacionais. É a maior e mais importante Escola de Engenharia da América Latina, segundo o QS World University Rankings 2022 e detém a liderança regional da América Latina na área de Engenharia e Tecnologia (QS World University Rankings by Subject 2022) na grande maioria de especialidades de Engenharia.
													Nosso interesse de pesquisa é a utilização das propriedades únicas de nanopartículas metálicas para o projeto de catalisadores heterogêneos com alto controle de composição, tamanho, morfologia e propriedades superficiais e químicas. Temos nos concentrado no estudo das reações de hidrogenação e oxidação, com ênfase na conversão de dióxido de carbono e derivados de biomassa. A catálise e o projeto de catalisadores são áreas de pesquisa muito atraentes, que incluem estudos fundamentais e aplicados.
													A origem do IEE é anterior à fundação da USP e remonta à criação, em 1902, do Gabinete de Física Industrial e Eletrotécnica, a pedido do diretor da Escola Politécnica de São Paulo (EPSP, historicamente conhecida como “Poli ”) ao Secretário de Estado da Administração Interna e da Justiça. Gabinete era o sinônimo utilizado na época para designar os laboratórios onde decorriam as aulas práticas e as aulas aí ministradas eram, nesta fase, comuns a todos os cursos de Engenharia.
													O IFUSP oferece estimulantes oportunidades de formação acadêmica e profissional aos seus alunos nos diferentes níveis universitários, aliando o aprendizado de conhecimentos acumulados nos mais diversos temas relevantes da física contemporânea com a busca qualificada de novos conhecimentos e a dedicação à sua difusão na sociedade.
													O Instituto de Biociências (IB) foi criado em 1969 com a Reforma Universitária. Sua constituição incluiu os Departamentos de Biologia, Botânica, Fisiologia e Zoologia, criados em 1934 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e ali fundados quando da criação da Universidade de São Paulo. Em 1970, o Instituto de Biociências recebeu não só os membros daqueles departamentos, mas também professores de disciplinas afins de outras faculdades, especialmente botânicos da antiga Faculdade de Farmácia e Bioquímica.
													O IQSC permanece na vanguarda do ensino e da pesquisa. Seu curso de graduação recebeu 5 estrelas nas avaliações anuais do Guia do Estudante da Editora Abril e seu programa de pós-graduação mantém nota máxima na avaliação da CAPES. Em pesquisa, o IQSC continua, ano após ano, como uma das duas Unidades da USP com maior produção científica per capita.
													Por seu histórico de investimento na qualidade do ensino de graduação, o curso EQ da UFSCar foi presença constante nas discussões sobre o ensino. Em particular, professores da UFSCar têm participado ativamente de todos os ENBEQs, Encontros sobre Ensino de EQ no Brasil. E a atitude inovadora do curso se mantém. Hoje, ao discutir o novo perfil da Engenharia Química no século XXI, com a incorporação de uma quarta área de conhecimento fundamental, a Biologia, ao lado da Química, da Física e da Matemática, o curso volta-se para as mesmas preocupações que estão focadas nos centros de investigação internacional. excelência na área.
													A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) é o campus da USP (Universidade de São Paulo) em Piracicaba/SP, porém, sua história começa muito antes da inauguração da universidade, em 1901, quando iniciou oficialmente suas atividades como escola de ensino agrícola, sob a administração da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de 1934, passou a fazer parte da USP como uma de suas unidades fundadoras. Seu nome homenageia seu criador, Luiz Vicente de Souza Queiroz.
													Com cinco andares, o novo prédio conta com 18 laboratórios, 20 salas de aula, auditório com 300 lugares, biblioteca com 30 mil volumes e restaurante universitário com capacidade para servir 1.200 refeições diárias. A sua localização estratégica permite a colaboração com outras universidades e empresas focadas na inovação tecnológica.