Desafio

VI Semana Empresarial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – SEFEA-RP 2023


EDITAL DESAFIO SMAR

 

1. SOBRE O EVENTO

A SEFEA-RP é a Semana Empresarial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Um evento, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal integrar os alunos aos grandes nomes do cenário empresarial. Para alcançar tal objetivo, são desenvolvidas palestras, workshops, networking e desafios promovidos por empresas e palestrantes de referência no mundo dos negócios. 

Um dos destaques desta edição será o “Desafio SMAR”, uma competição a ser realizada entre grupos de alunos, que tem como objetivo solucionar um case empresarial da SMAR Technology Company, especializada no fornecimento de soluções para controle e automação de processos industriais, que desenvolve, fabrica e vende instrumentos, controladores, hardware e softwares para medição, controle, operação e gerenciamento de ativo.

A realização do “Desafio SMAR” está estruturado de acordo com as etapas descritas no Quadro 1.


Quadro 1 – Etapas do Desafio SMAR
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Os participantes devem estar regularmente matriculados em qualquer semestre de um dos cursos de graduação da FEA-RP/USP.

2.2 As equipes devem ser formadas por grupos de até 4 (quatro) alunos

2.3 Será permitido e desejável que os grupos sejam compostos por alunos dos diferentes cursos da FEA-RP/USP. Para estimular uma composição mais diversificada dos grupos, os projetos das equipes serão bonificados conforme item 7. BALANCEAMENTO DAS EQUIPES.

 

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas até às 18h de 08/10/2023 (domingo) por meio do formulário on-line disponível no site www.sites.usp.br/sefea;

3.2 Não serão aceitas inscrições realizadas após às 18h de 08/10/2023;

3.3 A confirmação das inscrições será divulgada no site do evento;

3.4 Não haverá limite para a quantidade de grupos inscritos;

3.5 Não será permitida a participação do mesmo estudante em mais de uma equipe;

3.6 Não será permitida a inscrição de múltiplos projetos por uma mesma equipe;

3.7 Após o término do prazo de inscrição, não serão permitidas as inscrições de novas equipes, tampouco as alterações na composição das equipes já inscritas;

3.8 A inscrição será feita com o registro do nome completo, nº USP, curso e ano, dos alunos, via formulário on-line disponibilizado no site do evento. Somente um representante de cada grupo poderá realizar a inscrição;

3.9 Na inscrição deverão ser indicados os dados completos dos integrantes dos grupos para que possam ser validados os quesitos de balanceamento (item 6.4 deste edital);

3.10 Cada equipe receberá um número de identificação usado como referência até o fim do evento. Eventualmente as equipes poderão receber nomes ou apelidos;

3.11 Um representante de cada equipe deverá se apresentar em frente ao Bloco B2, às 7h30 de 09/10/2023, para participar da visita a empresa SMAR Technology Company e participar de uma reunião para apresentação do briefing. A empresa se responsabilizará pelo deslocamento e oferecerá um almoço aos participantes. O término das atividades está previsto para 14h30.

3.11.1 É obrigatória a presença de um representante da equipe na visita à SMAR Technology Company. Caso o grupo não se faça representado na visita, estará automaticamente desclassificado do desafio.

3.11.2 A apresentação do briefing da SMAR Technology Company será às 11 horas, de 09/10/23 e poderá ser assistido remotamente por todos os representantes das equipes pelo link: meet.google.com/uig-sdoa-xpe.

 

4. SOBRE O CASE

4.1 O case representa um desafio real enfrentado por uma organização. O objetivo é avaliar as competências acadêmicas e de gestão dos alunos na resolução de problemas do contexto empresarial.

4.2 A situação-problema aqui tratada, denominada “Desafio SMAR”, irá contemplar uma temática transdisciplinar envolvendo a referida empresa.

4.3 Em 09/10/2023, às 8h, os alunos visitarão a SMAR Technology Company, oportunidade em que lhes será apresentado o case, contextualizando o problema a ser solucionado no desafio. Haverá um briefing com a participação de gestores da empresa para sanar eventuais dúvidas. O case apresentado aos alunos representantes de seus respectivos grupos no dia da visita estará disponível também no site do evento e será enviado ao e-mail institucional dos participantes inscritos.

4.4 O case contém alguns quesitos que devem ser levados em consideração para a resolução.

4.5 O case se encerra com a entrega dos projetos, definidos na seção “ARQUIVOS ENTREGÁVEIS” deste edital.

4.6 Em 18 de outubro, último dia da SEFEA-RP, a partir das 21h30, serão anunciados os vencedores da disputa e a premiação, na cerimônia de encerramento do evento.

 

5. ARQUIVOS ENTREGÁVEIS

5.1 Os projetos deverão ser enviados até às 23h59 de 15/10/2023, por meio do preenchimento do formulário on-line disponível aqui

5.2 Não serão aceitos projetos enviados após essa data e horário. Recomenda-se que enviem com algum tempo de antecedência para evitar imprevistos.

5.3 Cada grupo poderá enviar apenas 1 (um) projeto.

5.4 Deverão ser anexados ao formulário dois entregáveis, conforme relação no Quadro 2:

 

Quadro 2 – Entregáveis

 

5.5 Caso algum dos entregáveis, de qualquer um dos grupos participantes do Desafio SMAR, diferir dos modelos de documentos explicitados no tópico “5. ARQUIVOS ENTREGÁVEIS”, o grupo estará sujeito à perda de pontos com base na análise da Comissão Avaliadora quanto à gravidade da(s) irregularidade(s).

 

6. COMISSÃO AVALIADORA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.1 A Comissão Avaliadora será composta por 3 (três) representantes da SMAR Technology Company e 1 (um) docente da FEA-RP, totalizando 4 (quatro) avaliadores.

6.2 Os integrantes da comissão serão conhecidos em 18 de outubro, dia da avaliação final.

6.3 Para avaliação serão considerados alguns quesitos objetivos, disponibilizados em conjunto com o case.

6.4 Os critérios a serem analisados estão relacionados no Quadro 3:


Quadro 3 – Critérios de avaliação

 

7. BALANCEAMENTO DAS EQUIPES

7.1 A SEFEA-RP tem como objetivo promover a competição, a integração e o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes cursos da USP.

7.2 Visando a tais objetivos, as equipes que seguirem os seguintes critérios evidenciados nos Quadros 4 e 5 terão um acréscimo na Nota da Comissão.


Quadro 4 – Acréscimo por variedade de cursos em uma mesma equipe

 

Quadro 5 – Acréscimo por Ano de Curso

7.3 A Média do Ano de Curso da Equipe (MACE) será calculada da seguinte forma:

7.4 Caso o resultado da média não seja um valor inteiro, será arredondado seguindo o critério: 

      – 1ª Casa decimal >= 5 Arredonda para cima

      – 1ª Casa decimal < 5 Arredonda para baixo 

7.5 Os acréscimos descritos nos Quadros 4 e 5 serão somados e acrescidos na Nota da Comissão (Acréscimo Total na Nota da Comissão: ATNC). 

7.6 Por exemplo: Se uma equipe contar com:

  • 1 aluno do 5º ano da EcEC/FiNe
  • 1 aluno do 3º ano da Administração
  • 1 aluno do 4º ano da Economia

Ela terá 4% de acréscimo na Nota da Comissão, por apresentar integrantes de 3 (três) cursos diferentes. Além disso, ao calcular a MACE, terá um resultado de 4 (quatro), de maneira que a equipe terá um acréscimo de 1% na Nota da Comissão devido à variedade de integrantes em anos de curso diferentes. Em suma, a equipe terá um acréscimo total de 5% na Nota da Comissão. 

 

8. AVALIAÇÃO

8.1 A avaliação procederá de acordo com as seguintes etapas (Quadro 6):


TABELA 6 – Etapas de avaliação

8.2 Os critérios têm igual peso.

8.3 As notas variam de 1 a 100.

8.4 As notas serão computadas com base na média entre os cinco critérios, mais o acréscimo de acordo com o tópico 7. BALANCEAMENTO DAS EQUIPES. A equipe que obtiver maior Nota Final será a campeã.

8.5 Em caso de empate, os projetos serão classificados por meio de votação direta entre os cinco membros da comissão.

 

9. RESPONSABILIDADE SOBRE O CONTEÚDO DOS PROJETOS

9.1 As soluções apresentadas poderão ser utilizadas livremente pela empresa, sem quaisquer ônus referentes aos direitos autorais.

 

10. PREMIAÇÃO

10.1 Serão premiados os projetos classificados com as maiores notas, de acordo com a tabela de premiação (Quadro 7).

Quadro 7 – Premiação

 10.2 Todos os participantes dos 3 (três) grupos melhor classificados no desafio, estarão automaticamente aptos a participarem do processo seletivo de estágio na SMAR Technology Company. O convite para participar do processo seletivo e os dados da vaga a ser preenchida serão encaminhados ao e-mail institucional dos alunos integrantes dos grupos a partir de 19 de outubro de 2023.

 

11. OBSERVAÇÕES DE ORDEM GERAL

11.1 Eventuais situações não previstas neste edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora, sempre pautadas nos critérios da impessoalidade e do tratamento isonômico.

11.2 Os alunos participantes do desafio terão presença garantida nos 2 (dois) dias do evento, desde que entreguem os projetos e compareçam à apresentação final.

___
Equipes inscritas – Classificação

Confira abaixo a composição das 4 (quatro) equipes inscritas:

Grupo 1 (1º colocado):
Willian Soni Tokashiki (Administração);
– Etore Braga e Santos (Administração).

Grupo 2 (Desclassificado):
– Tayane Lopes da Rocha Mendes de Moraes (Ciências Econômicas);
– Bruno Rezende Pimenta (Ciências Contábeis);

Grupo 3 (3º colocado):
– Thiago Henrique Silva (Ciências Econômicas);
– Mateus de Barros dos Santos Silva (Ciências Econômicas);
– Henrique Solér Kalinovski (Administração).

Grupo 4 (2º colocado):
– Mayra Carolaine Ferreira Evangelista (Administração);
– Vinicius Onodi Oliveira (Administração);
– Henrique Camano Rodrigues Cal (Administração);
– Maria Júlia Lavanholi dos Santos (Administração).