Site da USP

[:pt]Aluno regular[:en]Regular student[:]

[:pt]

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação USP-IDPC: Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia, deverão ser aprovados em processo seletivo de ingresso, aberto semestralmente conforme edital da Comissão de Pós-Graduação, a ser publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Exigências para inscrição:

  • Aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa, realizada pela Cultura Inglesa, com pontuação mínima de 60%. O programa que servirá de base para a formulação da avaliação está disponível no portal: www.culturainglesasp.com.br. Testes prévios de Proficiência em Inglês serão válidos, desde que tenham sido realizados, nos últimos 5 (cinco) anos pela própria Cultura Inglesa (teste de Proficiência para Pós-Graduação), ou TOEFL, com escore mínimo de acordo com o método de aplicação: TOEFL internet-based test: 61 pontos; TOEFL computer-based test: 173 pontos; TOEFL paper-based test: 500 pontos.
  • Aprovação do Projeto de tese, dentro da linha de pesquisa do orientador credenciado no Programa, aprovado sem pendências pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IDPC. Na hipótese de estudos realizados com animais, o Projeto de Pesquisa deve estar aprovado sem pendências pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Para candidatos que pretendam desenvolver Projeto de Pesquisa que não envolva humanos e animais, não há necessidade de aprovação por Comitês de Ética.

Documentos:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido, que pode ser obtido em aqui ou diretamente na sede da Comissão de Pós-Graduação do IDPC (das 7:00 às 15:00 horas).
  • Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Cópia legível da Carteira de Identidade (RG), ou do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) para cidadãos não brasileiros.
  • Cópia legível do Diploma de Graduação (frente e verso) e Histórico Escolar do Curso. Na falta do Diploma, apresentar declaração da Instituição de origem, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
  • 1 (uma) foto recente 3 x 4.
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 200,00 (duzentos reais).
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Medicina, os interessados devem ser Médicos, e possuir atestado ou certificado (cópia frente e verso), de conclusão de 2 (dois) anos de Residência Médica, no qual conste o credenciamento do Programa de Residência junto à Comissão Nacional de Residência Médica em sua área de atuação ou Curso de Especialização com equivalência de atividades às de Residência Médica. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Bioengenharia, os interessados devem ser Graduados em: Engenharia, Tecnologia, Física, Química, Ciências da Computação ou Matemática. Os graduados nestas áreas devem possuir diploma de Mestre Stricto Sensu. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Biologia Molecular, os interessados devem possuir Graduação em Medicina, Farmácia-Bioquímica, Biologia ou Biomedicina. Os graduados em Medicina devem seguir os pré-requisitos mencionados no item 7. Os demais profissionais da saúde devem possuir diploma de Mestre Stricto Sensu no campo do saber correspondente ao Curso de Graduação, ou em Biologia Molecular. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.

Critérios de seleção:

  1. Avaliação do projeto de pesquisa aprovado pelo CEP
  2. Análise do Currículo Lattes (endereço cnpq.br)

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar a matrícula de aluno regular no período definido no edital de seleção.

O estudante matriculado na Pós-Graduação deverá efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pela USP, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor. A matrícula semestral deve ser realizada em Disciplina(s) ou em acompanhamento.

[:en]

Ingresso de alunos regulares

Os interessados em ingressar no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP deverão ser aprovados em processo seletivo de ingresso, aberto anualmente conforme edital da Comissão de Pós-Graduação. Os candidatos deverão passar por três etapas eliminatórias: prova de proficiência em idioma estrangeiro; prova dissertativa na área de concentração escolhida e, finalmente, provas ou entrevistas com o professor orientador pretendido. Maiores detalhes clicar em EDITAL DAS PRÓXIMAS FASES (pdf)

Proficiência em idiomas
O candidato deverá demonstrar proficiência em uma e duas línguas estrangeiras para o Mestrado e Doutorado, respectivamente. Para esse fim, serão considerados somente os seguintes idiomas: inglês, francês, italiano e alemão. Não haverá revisão de prova de proficiência. Os candidatos estrangeiros deverão comprovar proficiência na língua portuguesa, além das proficiências em idioma estrangeiro.

Os detalhes sobre as provas de proficiência em idiomas serão definidos em edital próprio divulgado anualmente pela Secretaria. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.

Prova dissertativa
Os candidatos a uma vaga de aluno regular que forem aprovados na prova ou provas de proficiência em idioma estrangeiro, serão submetidos a uma prova dissertativa de conhecimentos jurídicos na área de concentração para a qual se inscreveram. Os detalhes sobre as provas serão definidos anualmente em edital próprio divulgado pela Secretaria de Pós-Graduação. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.

Fase de escolha pelo orientador
Os candidatos a uma vaga de aluno regular que forem aprovados na prova dissertativa de conhecimentos jurídicos serão, finalmente, submetidos à avaliação pelo orientador pretendido.

O orientador poderá aplicar novas provas específicas, realizar entrevistas, analisar o projeto de pesquisa e o currículo do interessado, para determinar os candidatos que serão aceitos para suas vagas no mestrado e doutorado.

Para participar da terceira fase do processo seletivo, o candidato deverá entregar os documentos exigidos pelo edital, incluindo um projeto de pesquisa contendo os seguintes elementos: tema a ser desenvolvido e suas delimitações; justificativa da importância do tema; as principais questões a serem analisadas; bibliografia preliminar. Nesta fase, o candidato também deverá indicar a linha de pesquisa e o projeto acadêmico no qual seu projeto individual de pesquisa se inclui.

Os detalhes sobre a fase de escolha pelo orientador, bem como a lista de vagas disponíveis, serão divulgados oportunamente pela Secretaria de Pós-Graduação. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.[:]