Site da USP

Aluno regular

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação USP-IDPC: Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia, deverão ser aprovados em processo seletivo de ingresso, aberto semestralmente conforme edital da Comissão de Pós-Graduação, a ser publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Exigências para inscrição:

  • Aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa, realizada pela Cultura Inglesa, com pontuação mínima de 60%. O programa que servirá de base para a formulação da avaliação está disponível no portal: www.culturainglesasp.com.br. Testes prévios de Proficiência em Inglês serão válidos, desde que tenham sido realizados, nos últimos 5 (cinco) anos pela própria Cultura Inglesa (teste de Proficiência para Pós-Graduação), ou TOEFL, com escore mínimo de acordo com o método de aplicação: TOEFL internet-based test: 61 pontos; TOEFL computer-based test: 173 pontos; TOEFL paper-based test: 500 pontos.
  • Aprovação do Projeto de tese, dentro da linha de pesquisa do orientador credenciado no Programa, aprovado sem pendências pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IDPC. Na hipótese de estudos realizados com animais, o Projeto de Pesquisa deve estar aprovado sem pendências pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Para candidatos que pretendam desenvolver Projeto de Pesquisa que não envolva humanos e animais, não há necessidade de aprovação por Comitês de Ética.

Documentos:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido, que pode ser obtido em aqui ou diretamente na sede da Comissão de Pós-Graduação do IDPC (das 7:00 às 15:00 horas).
  • Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Cópia legível da Carteira de Identidade (RG), ou do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) para cidadãos não brasileiros.
  • Cópia legível do Diploma de Graduação (frente e verso) e Histórico Escolar do Curso. Na falta do Diploma, apresentar declaração da Instituição de origem, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
  • 1 (uma) foto recente 3 x 4.
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 200,00 (duzentos reais).
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Medicina, os interessados devem ser Médicos, e possuir atestado ou certificado (cópia frente e verso), de conclusão de 2 (dois) anos de Residência Médica, no qual conste o credenciamento do Programa de Residência junto à Comissão Nacional de Residência Médica em sua área de atuação ou Curso de Especialização com equivalência de atividades às de Residência Médica. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Bioengenharia, os interessados devem ser Graduados em: Engenharia, Tecnologia, Física, Química, Ciências da Computação ou Matemática. Os graduados nestas áreas devem possuir diploma de Mestre Stricto Sensu. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.
  • Para desenvolver Projeto de Pesquisa em Biologia Molecular, os interessados devem possuir Graduação em Medicina, Farmácia-Bioquímica, Biologia ou Biomedicina. Os graduados em Medicina devem seguir os pré-requisitos mencionados no item 7. Os demais profissionais da saúde devem possuir diploma de Mestre Stricto Sensu no campo do saber correspondente ao Curso de Graduação, ou em Biologia Molecular. O Projeto de Pesquisa deve estar relacionado à Medicina Cardiovascular.

Critérios de seleção:

  1. Avaliação do projeto de pesquisa aprovado pelo CEP
  2. Análise do Currículo Lattes (endereço cnpq.br)

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar a matrícula de aluno regular no período definido no edital de seleção.

O estudante matriculado na Pós-Graduação deverá efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pela USP, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor. A matrícula semestral deve ser realizada em Disciplina(s) ou em acompanhamento.