Site da USP

Bolsa

Os alunos regularmente matriculados em Programa de Pós-Graduação poderão usufruir de bolsa de estudos concedidas pelas agências de fomento, a saber:

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A CAPES concede bolsas de estudo no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país. Essas ações são coordenadas pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB).

A CAPES concede bolsas a cursos de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). As bolsas são concedidas ao Programa e distribuídas de acordo com os critérios de seleção definidos pela CAPES e pela Comissão de Bolsas do Programa.

Para usufruir bolsa CAPES-Demanda Social (DS), o aluno deve atender os critérios definidos pela CAPES e pela Comissão de bolas do Programa.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Modalidades de bolsas: O CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento a pesquisa, a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém- doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior. As bolsas são concedidas, ao candidato, diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O apoio à pesquisa científica e tecnológica é feito pela FAPESP sempre por meio da concessão de bolsas e auxílios, em diversas modalidades.

O apoio destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de Pós-Graduação stricto sensu de instituições Públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em Tese.

O sistema de análise de projetos adotados pela Fundação é a análise pelos pares. Segundo esta sistemática, todas as solicitações de auxílios ou bolsas encaminhadas à FAPESP, enquadradas em quaisquer de suas linhas e programas, são analisadas por assessores ad hoc, sejam cientistas, sejam tecnólogos, sejam outros especialistas de reconhecida competência, sempre de acordo com a natureza e a área disciplinar de cada projeto.

Avisos importantes:

 para usufruir de bolsa de estudos das agências de fomento o  pós-graduando não poderá ter vínculo empregatício de qualquer natureza, com exceção dos bolsistas que se enquadrem na Portaria conjunta nº 001 de 11/03/2004 da CAPES e CNPq, e na 007/2004 de 25/07/2004, item 2.3.5, letras a e b do CNPq.
O aluno que usufruir bolsa CAPES-DS  deve atender as exigências do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP, que é constituído de 2 (duas) etapas (Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência), que precisam ser realizadas em qualquer Unidade de Ensino da USP. As etapas supra mencionadas são:

1ª – Etapa – Preparação Pedagógica.
Esta etapa pode ser oferecida como uma Disciplina, conjunto de conferências, núcleo de atividades, etc.

2ª – Etapa – Estágio Supervisionado em Docência:
Para se inscrever nesta etapa o aluno deve estar aprovado na Preparação Pedagógica. Este estágio é realizado em uma
Disciplina de Curso de Graduação, junto com o Docente responsável pela mesma.

Nas 2 (duas) etapas o bolsista deve ficar atento ao edital de abertura de vagas da Unidade de Ensino onde pretende realizar o Programa PAE. Essas informações podem ser obtidas no site da Unidade ou na Secretaria de Pós-Graduação da mesma.

As Disciplinas existentes na USP para a Preparação Pedagógica encontram-se no link:
http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/relacao-das-disciplinas-pae