ConstruInova Poli/USP Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
Facebook

Processo Seletivo

Seleção de Mestrado 2024

*** Veja aqui o resultado final do processo seletivo com a lista de candidatos e candidatas selecionados.

** Veja aqui a lista de candidatos e candidatas classificadas na prova escrita de mestrado. O link de acesso à sessão remota, bem como a data e horário da arguição foram enviados por email às pessoas listadas abaixo.

* Veja aqui a lista de candidatos e candidatas com inscrição deferida e habilitados a realizar a prova escrita.

 

Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil (ConstruInova) 2024

 A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos (às) interessados (as) que serão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil (ConstruInova), para o ano de 2024. O presente edital contempla ampla concorrência e políticas de inclusão por meio de ações afirmativas para Mestrado Profissional, e terá validade de um ano a partir da data de divulgação dos resultados.

Os (As) candidatos (as) aprovados (as) devem declarar ciência do Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e dos Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

 

1. Objetivos do Programa de Pós-Graduação

O ConstruInova – Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil vem preencher uma importante lacuna na formação em pós-graduação voltada à atuação no setor da Construção Civil, oferecendo técnicas e instrumentos para a utilização aplicada dos conhecimentos acadêmicos no exercício da inovação, em clara associação com a experiência profissional. Diante dos desafios tecnológicos e de gestão que se apresentam, com este Programa busca-se formar lideranças transformadoras, com visão sistêmica dos processos, das oportunidades e das formas de superação dos entraves próprios do setor.

Público-Alvo: Profissionais de alto nível, atuantes em empresas públicas e privadas e líderes pertencentes aos diversos segmentos da cadeia produtiva da Construção Civil. O perfil será composto por uma parcela de profissionais experientes e outra constituída por jovens profissionais que demonstrem grande potencial de desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras em construção civil.

Perfil do Egresso: Profissionais capazes de planejar, desenvolver e implementar aplicações inovadoras dos conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão necessários à melhoria do desempenho de empresas, produtos e processos do setor da Construção Civil.

O Programa de Pós-Graduação compreende as seguintes linhas de pesquisa:

  • Building Information Modeling (BIM) e Simulação Computacional;
  • Desempenho, Tecnologia e Gestão de Sistemas Prediais;
  • Materiais e Componentes de Construção;
  • Real Estate: Economia Setorial, Mercados e Infraestrutura Urbana;
  • Tecnologia e Gestão na Produção e em Projetos;

 

2. Da inscrição

Para ter sua inscrição efetivada, o (a) candidato (a) deverá preencher a ficha de inscrição e deverão ser enviados os seguintes documentos, em formato PDF, para a secretaria do Programa, por meio do formulário online divulgado na página eletrônica do programa (http://www.construinova.poli.usp.br) durante o período de inscrições especificado no item 6:

a) Histórico escolar do curso de graduação;

b) Diploma de graduação;

c) Currículo;

d) Pré-projeto de pesquisa (máximo duas páginas, constando objetivo, método e resultados esperados), preferencialmente ligado às suas atividades profissionais na empresa em que trabalha ou um problema efetivo desta empresa.

e) Carta de recomendação da empresa em que trabalha. Na ausência de vínculo empregatício, alternativamente, aceitar-se-á carta de recomendação de docente universitário (não disponibilizamos modelo de carta de recomendação)

f)  Formulário de pagamento da taxa de inscrição

g) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por meio de depósito simples na conta a seguir:

Titular da conta: FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
CNPJ: 43.588.755/0001-61
Banco Itaú 341
Agência 0393
C/C 03346-9

O pagamento deverá ser realizado até a data limite de inscrição no processo seletivo.

Não haverá devolução da taxa de inscrição mesmo em caso de desistência, reprovação, ou da não efetivação da inscrição por apresentação de documentação incompleta ou ainda do não comparecimento para realização do processo seletivo.

Os (As) candidatos (as) com a documentação completa e inscrição deferida terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa (www.construinova.poli.usp.br) até o dia 14 e março de 2024 e estarão automaticamente convocados a realizar as demais etapas do processo seletivo.

 

3. Ações afirmativas

A política de inclusão por meio de ações afirmativas deste edital caracteriza-se por meio de bônus atribuíveis aos seguintes segmentos e requisitos na primeira fase do processo seletivo:

3.1. pessoas negras, pretas e pardas, mediante autodeclaração, sendo considerado apenas o fenótipo, excluídos critérios de genética e ascendência.

3.2. pessoas indígenas, mediante autodeclaração e apresentação de fotocópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), ou declaração de liderança da Comunidade Indígena sobre a condição étnica da pessoa ingressante, com número de identidade, endereço e telefone de contato.

3.3. quilombolas, mediante: a) cópia da declaração original expedida pela Fundação Cultural Palmares na qual conste o reconhecimento oficial do quilombo ao qual o candidato pertença; ou b) declaração original da comunidade quilombola, emitida no ano vigente, com a assinatura de duas lideranças. Para os quilombos em processo de reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares, será aceito um documento que comprove a abertura de processo de reconhecimento nesta Fundação.

3.4. pessoas com deficiência: a) Laudo médico (via original com no máximo um ano de emissão) que contenha: parecer descritivo elaborado pelo médico, em receituário próprio; o código da deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças CID; a categoria de deficiência classificada segundo o artigo 5o, § 1o do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto no 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ou que atenda a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça ou b) Laudo com a avaliação da deficiência de maneira biopsicossocial conforme a Lei No 13.146, de 6 de julho de 2015.

3.5. pessoas transidentitárias (travestis, transexuais e transgêneres), mediante autodeclaração.

[Parágrafo único] A confirmação da autodeclaração, entregue no ato da inscrição do Processo Seletivo, será realizada pela própria banca do processo seletivo.

 

  1. Das vagas e seleção

Neste processo seletivo serão oferecidas 30 vagas, distribuídas nas linhas do programa de acordo com a disponibilidade de orientadores, não sendo obrigatório o preenchimento total destas vagas.

A seleção será realizada em duas etapas, fundamentada nos seguintes elementos de avaliação:

a. Etapa 1: Prova escrita de conhecimentos

Eliminatória, com nota mínima 7,0 (sete) e com peso de cinquenta por cento (50%) da média final. Para os (as) candidatos (as) considerados (as) por meio de ações afirmativas, o aproveitamento será de no mínimo 5,0 (cinco) na prova da primeira fase.

 

a.1) O exame consistirá em respostas dissertativas a questões sobre temas relativos aos eixos de pesquisa do Programa, que constam em sua página eletrônica. O (A) candidato (a) será avaliado (a) pela capacidade de versar sobre conceitos das áreas específicas, assim como pela qualidade de seu texto. A bibliografia recomendada será disponibilizada na página eletrônica do Programa até a data de abertura das inscrições.

a.2) A prova será realizada remotamente, pela internet. O (A) candidato (a) deverá acessar a plataforma virtual que será indicada pelo Programa, com login e senha a serem previamente informados, responder as questões propostas e subir os arquivos de respostas para então finalizar o envio da prova.

a.3) A correção das provas é feita com anonimato do(a) candidato(a), devendo constar nas folhas de resposta apenas um código para posterior identificação.

a.4) Os(As) candidatos(as) aprovados(as) na Etapa 1 terão seus nomes publicados no site do programa, e estarão automaticamente convocados(as) para a Etapa 2.

b. Etapa 2: Os(As) candidatos(as) aprovados(as) na Etapa 1 serão avaliados segundo outros quesitos descritos a seguir.

b.1) Análise de currículo – verificação se o currículo profissional do(a) candidato(a) é compatível com as exigências de formação e conhecimentos básicos do Programa;

b.2) Análise do pré-projeto – avaliação da proposta preliminar de pesquisa do(a) candidato(a) no que tange à sua correspondência com os projetos e linhas de pesquisa do Programa;

b.3) Avaliação de arguição oral – arguição dos(as) candidatos(as) relativa às questões respondidas na prova escrita, ao pré-projeto de pesquisa e à sua experiência profissional;

Os quesitos b.1, b.2, b.3 têm um peso conjunto de cinquenta por cento (50%) da média final.

A média final mínima para aprovação é 7,0 (sete). Para os (as) candidatos (as) considerados (as) por meio de ações afirmativas, o aproveitamento será de no mínimo 5,0 (cinco) na média final.

Os(As) candidatos(as) com as maiores notas por linha de pesquisa, e considerando o número de vagas, serão os(as) aprovados(as). Os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo terão seus nomes divulgados em lista de aprovados a ser disponibilizada na página eletrônica do Programa (http://www.construinova.poli.usp.br) no dia 12 de abril de 2024.

Pedidos de revisão de notas, devidamente fundamentados, serão recebidos na Secretaria do Programa até 02 de maio de 2024.

5. Da matrícula

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão preencher as informações solicitadas no formulário online, através do qual também deverão carregar os documentos escaneados listados abaixo, até 16 de maio de 2024, para realizar a matrícula. Para a entrega eletrônica, não é necessário que os documentos sejam autenticados, mas para a regularização da matrícula, cópias autenticadas conforme indicado deverão ser entregues posteriormente na Secretaria do Departamento de Engenharia de Construção Civil.

Os documentos exigidos para matrícula como aluno regular são:

a) Cópia simples do histórico escolar de Graduação;

b) Cópia autenticada do diploma de Graduação;

c) Cópia autenticada do RG e CPF (ou cópia do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros);

d) 1 foto, formato 3×4;

e)  Requerimento de matrícula;

f) Cópia do Currículo Lattes atualizado, cadastrado na plataforma CNPq;

g) Plano de Pesquisa aprovado por um orientador credenciado no Programa;

h) Certificado de aprovação em um dos seguintes exames de língua inglesa, dentro da validade estabelecida pelas instituições que os emitem:

  • Test of English as Foreign Language – TOEFL, com pontuação mínima de 460 pontos para TOEFL ITP. Para o Internet‐based‐Test IBT a pontuação mínima exigida é de 42 pontos;
  • International English Language Testing System – IELTS, com pontuação mínima de 4 pontos (academic ou general);
  • Certificate in Advanced English – CAE ou Certificate of Proficiency in English – CPE (University of Cambridge);
  • International Test of English Proficiency – iTEP Academic Plus, com pontuação mínima de 2,5 pontos

Serão aceitas as versões “Home Edition” dos certificados acima.

i) Anuência do orientador para regularização de matrícula

Os(As) estudantes estrangeiros(as) somente poderão ser matriculados(as) mediante apresentação do visto temporário, que será válido por, no máximo, 60 dias. Após tal prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o(a) aluno(a) será automaticamente desligado(a) pelo sistema.

Alunos(as) aprovados(as) no processo seletivo que não apresentarem toda a documentação exigida acima para matrícula como aluno(a) regular poderão ser matriculados(as) como alunos(as) especiais, durante o prazo de vigência da validade deste edital.

 

6. Do calendário de seleção

Período de inscrições: 11/12/2023 a 03/03/2024

Análise da documentação e convocação para a prova: 04 a 14/03/2024

Prova escrita: 19/03/2024, das 09h às 12h

Exame de arguição oral: 26 e 27/03/2024

Comunicação dos resultados: 12/04/2024

Matrícula dos ingressantes: 15 e 16/05/2024

Início das aulas: 2o período de 2024

 

Veja aqui a publicação do edital no diário oficial.

Veja aqui a publicação da retificação do edital.

Veja aqui a publicação da retificação do edital.