CENTRO DE PESQUISAS EM PSICODIAGNÓSTICO – CPP Universidade de São Paulo
FacebookTwitterYoutube

Ensino

Disciplina: 5940639 - Avaliação da Inteligência

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação cognitiva.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo cognitivo.

– Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo cognitivo, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.

– Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo cognitivo) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo cognitivo.

Disciplina: 5940649 - Avaliação de Interesses e Habilidades

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação de habilidades e interesses.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo dos interesses e das habilidades.

– Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo dos interesses e habilidades, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.

– Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo dos interesses e habilidades) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo dos interesses e habilidades.

Disciplina: 5940655 - Avaliação da Personalidade

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação afetiva e de personalidade.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.

– Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo afetivo e de personalidade, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.

– Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo afetivo e de personalidade) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo afetivo e de personalidade.

– Realizar um processo psicodiagnóstico pautado em diferentes instrumentos de avaliação psicológica (cognitiva, interesses/habilidades e personalidade).

Disciplina: 5940659 - Métodos Projetivos I

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.

– Caracterizar os tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, em especial o Método de Rorschach e o Zulliger.

– Planejar o uso de métodos projetivos de avaliação psicológica (sobretudo Rorschach e Zulliger) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica por meio do Método de Rorschach e do Zulliger.

– Oferecer ao aluno formação teórico-prática no Psicodiagnóstico de Rorschach, enquanto um dos modelos de avaliação clínica da personalidade internacionalmente reconhecido.

Disciplina: 5940684 - Métodos Projetivos II

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos projetivos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais. 

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.

– Caracterizar os tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.

– Planejar o uso de métodos projetivos de avaliação psicológica (sobretudo no campo afetivo e de personalidade) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica por meio de métodos projetivos gráficos.

– Desenvolver o senso crítico em relação aos métodos projetivos de avaliação psicológica: seus limites e suas possibilidades.

Disciplina: 5940687 - Métodos Projetivos III

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos aperceptivo-temáticos, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

– Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos aperceptivo-temáticos, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.

– Caracterizar os tipos de métodos projetivos aperceptivo-temáticos, em especial Teste de Apercepção Temática e suas derivações técnicas (para diferentes faixas etárias e grupos culturais).

– Planejar o uso de métodos projetivos aperceptivo-temáticos em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica baseados em métodos aperceptivo-temáticos.

Disciplina: 5940690 - Métodos projetivos IV

Objetivos:

Geral: essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos baseados em fábulas e técnicas lúdicas, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:

 – Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.

 – Caracterizar os tipos de métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas, em especial Teste das Fábulas, Teste do Conto de Fadas, Questionário Desiderativo e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister.

 – Planejar o uso de métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos. 

– Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas.