CENTRO DE PESQUISAS EM PSICODIAGNÓSTICO – CPP Universidade de São Paulo
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Sobre o CPP

    O Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico (CPP) foi criado pelo Prof. Dr. André Jacquemin em 1975, sendo por ele coordenado até 2001. Desde então sua coordenação ficou a cargo da Profa. Dra. Sonia Regina Pasian e, mais atualmente, em parceria com a Profa. Dra. Lucy Leal Melo-Silva. Este centro de pesquisa tem conseguido estimular estudantes de graduação, pós-graduação e aprimoramento profissional, em projetos de investigação científica sobre instrumentos de avaliação psicológica em seus diferentes campos de aplicação, com a missão de formar pesquisadores, docentes e profissionais especializados nesse campo de trabalho.

    O Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico agrega pesquisadores com linhas investigativas diferenciadas e complementares, vinculados ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP) e de outras instituições educacionais e da rede de Saúde, convergindo em torno do uso de instrumentos de Avaliação Psicológica em sua prática clínica e/ou acadêmica. As consequências sociais dos processos de avaliação psicológica em várias áreas da Psicologia acompanham a crescente demanda por investigações científicas que objetivam o aprimoramento de seus instrumentos e técnicas, em termos de validação, fidedignidade e padronização à realidade sociocultural do Brasil. Esse aprimoramento visa também a capacitação de alunos de graduação e de pós-graduação para a utilização e a revisão técnica de diversos métodos de exame psicológico.

   Nas diretrizes norteadoras do CPP encontram-se projetos de aplicação de instrumentos de avaliação em diferentes contextos, como centros hospitalares, centros de atenção básica à saúde, grupos de reabilitação psíquica, programas de saúde da família, grupos de orientação profissional e processos psicoterápicos. Objetiva-se, portanto, verificar a aplicabilidade e a possibilidade de auxílio compreensivo na elaboração de estratégias de intervenção nesses diferentes campos de aplicação da Psicologia, a partir de indicadores dos instrumentos de avaliação psicológica (observação, entrevistas, escalas, inventários e testes psicológicos, com destaque para os métodos projetivos) e complementares.

Prof. Dr. André Jacquemin
Profa. Dra. Sonia Regina Pasian