Nutrição

Histórico

construfsp2O Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo originou-se do Instituto de Nutrição, fundado pelo Professor Geraldo de Paula Souza, em 1927.

Em 1938, Paula Souza solicitou ao Governo do Estado a criação de um Centro de Estudos sobre alimentação, anexo ao Instituto de Higiene. Este Centro foi criado pelo decreto nª 9.966, de 06/01/1939. Poucos meses depois, o então Interventor Federal no estado de São Paulo, Doutor Ademar Pereira de Barros, pelo Decreto Estadual nª 10.617 de 24 de outubro de 1939, criou, no Instituto, um curso destinado à formação de nutricionistas. Segundo as exigências legais, o curso de nutricionistas tinha a duração de 1 ano e para admissão, os candidatos eram obrigados a fazer exame vestibular. Esse foi o primeiro curso de Nutrição do Brasil.

Cópia de nutri 023Em 1945, a Cadeira de Higiene transformou-se no Instituto de Higiene, independente da Faculdade de Medicina, que se transformou na Faculdade de Higiene e Saúde Pública, que passou a ser denominada apenas de Faculdade de Saúde Pública a partir de 1969. Nessa ocasião a Cadeira de Higiene Alimentar tornou-se o embrião do atual Departamento de Nutrição. O curso de Nutrição, criado em 1939, transformou-se no atual Curso de Graduação em Nutrição de nível universitário em 1964.

O Departamento de Nutrição participou do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública desde 1970, como área de concentração de Nutrição. Após 2007 houve um desmembramento do Programa e esta área de concentração constitui-se num Programa de Pós-graduação independente, denominado Nutrição em Saúde Pública.

Linhas de Pesquisa