Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa, Projetos e Orientadores

1. Qualidade Ambiental e Saúde (QAS)

Realiza investigações qualitativas e quantitativas relativas à qualidade ambiental das águas, do solo, do ar, dos esgotos e efluentes e dos resíduos; eficiências de tratamentos de água e esgoto; monitoramento da qualidade de águas de consumo humano e de reúso e ainda da detecção e quantificação de patógenos em matrizes ambientais. O foco dessas pesquisas é a melhoria da qualidade ambiental, minimização dos impactos ambientais e efeitos à saúde pública.

Projetos:

  • 1.1. Avaliação, Prevenção e Controle da Qualidade Ambiental

Estudos de avaliação da qualidade ambiental (água, solo, ar e biota) e de medidas de prevenção e controle aplicáveis visando à redução dos agravos à saúde humana e a melhoria das condições ambientais. Aborda também estudos de impactos ambientais e efeitos à saúde do lançamento de efluentes atmosféricos e líquidos e da disposição de resíduos sólidos no ambiente; de gerenciamento de resíduos sólidos e de passivos ambientais.

Responsável: Profa. Dra. Wanda Maria Risso Günther

  • 1.2. Sistemas e Tecnologias de Saneamento Ambiental

Avaliação da aplicação de diferentes sistemas e tecnologias de saneamento ambiental. Aborda processos e sistemas de reúso e uso racional das águas. Avalia sistemas de abastecimento de água, coleta, afastamento, tratamento e disposição final de efluentes. Aborda também estudos e avaliações dos efeitos do saneamento ambiental na sáude pública.
Responsável: Prof. Dr. Wanderley da Silva Paganini

  • 1.3. Poluentes Ambientais

Envolve estudos quantitativos e qualitativos de caracterização de agentes físicos, químicos e biológicos, em especial os de maior toxicidade, em ambientes externos e internos, em áreas urbanas, rurais e industriais e em fontes fixas e móveis.

Responsável: Prof. Dr. João Vicente de Assunção

  • 1.4. Microbiologia e Parasitologia Ambiental

Ocupa-se das questões relativas à utilização de organismos indicadores na avaliação da qualidade ambiental das águas, solo e ar; eficiências de tratamentos de água e esgoto; monitoramento de águas de consumo humano e de reúso e ainda da detecção e quantificação de patógenos emergentes e re-emergentes em matrizes ambientais.

Responsável: Prof. Dr. José Luiz Negrão Mucci

2. Política, Planejamento e Gestão Ambiental (PGA)

Compreende os estudos voltados ao entendimento das relações saúde e ambiente com ênfase no emprego de métodos espaciais, geoprocessamento, análise quantitativa de riscos e de indicadores de sustentabilidade, visando subsidiar a elaboração e/ou avaliação de políticas públicas relacionadas ao tema. Aborda ainda as questões diretamente relacionadas aos processos de tomada de decisão, de educação ambiental e de participação da comunidade no planejamento e gestão ambiental e de saúde pública.

Projetos :

  • 2.1. Políticas Públicas, Ambiente e Saúde

Estuda o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, abordando processos de interação da sociedade e ambiente, visando a compreensão das implicações das políticas nas questões ambientais e de saúde.

Responsável: Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr.

  • 2.2. Avaliação, Gerenciamento e Comunicação de Riscos Ambientais

Envolve o desenvolvimento e aplicação de métodos quantitativos de avaliação de exposição e de riscos à saúde humana associados às exposições – crônicas e agudas – de contaminantes ambientais (físicos, químicos e biológicos). Aborda ainda a aplicação do conceito de risco em processos de tomada de decisão e de gestão ambiental e de saúde pública.

Responsável: Profa. Dra. Adelaide Cassia Nardocci

  • 2.3. Saúde e Ambiente

Envolve estudos relacionados à aplicação de análise espacial e temporal para compreensão das relações saúde, sociedade e ambiente, visando subsidiar a adoção de políticas públicas apropriadas. Enfatiza a aplicação de ferramentas de geoprocessamento no estudo dos impactos à saúde decorrentes de alterações climáticas e ambientais, de queimadas de cana-de-açúcar e de mudanças na cobertura vegetal.

Responsável: Profa. Dra. Helena Ribeiro

  • 2.4. Instrumentos de Gestão Ambiental

Identificação e análise de sistemas de gestão ambiental em setores públicos, empresariais e da sociedade civil, visando contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde e ambiente. Desenvolvimento e aplicação de indicadores de sustentabilidade.

Responsável: Prof. Dr. Leandro Luiz Giatti

3. Saúde do Trabalhador (STR)

Realiza investigações sobre condições de saúde e trabalho, organização do trabalho e suas possíveis associações em incidentes e acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. Também tem como objetivos propor ações de promoção e vigilância na área de saúde do trabalhador assim como ações articuladas entre os vários segmentos sociais.

Projetos:

  • 3.1. Fatores Humanos e Organizacionais do Trabalho

Estudos relacionados ao trabalho em turnos, impactos de condições de trabalho e de vida na saúde e fatores psicossociais no trabalho, acessibilidade e ergonomia.

Responsável: Profa. Dra. Claudia Roberta de Castro Moreno

  • 3.2. Riscos e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Efeitos na saúde e bem estar provocados pela exposição de agentes etiológicos de diversas naturezas presentes nos ambientes de trabalho. Incluem-se no estudo desses efeitos o envelhecimento funcional precoce. Várias categorias profissionais têm sido estudadas, em diferentes faixas etárias, incluindo adultos e jovens. Ocupa-se ainda da vigilância à saúde do trabalhador e de acidentes do trabalho.

Responsável: Profa. Dra. Frida Marina Fischer