Aspectos Gerais
Reconhecendo a importância da pesquisa para a saúde, no Departamento de Epidemiologia são realizadas pesquisas em Bioestatística, Entomologia de saúde Pública e Epidemiologia, voltadas para o diagnóstico de saúde da população. Neste contexto, tem importância o estudo das doenças e a forma pela qual elas atingem as pessoas, incluindo sua distribuição, seus fatores de risco e sua mortalidade, procurando identificar como proteger e promover a saúde e reduzir a doença.
Os projetos de pesquisa são desenvolvidos, principalmente, em três linhas:
- 1. Métodos em Epidemiologia e Bioestatística
Compreende estudos de natalidade, morbidade e mortalidade, visando a contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos epidemiológicos e estatísticos, aplicados às investigações em Saúde Pública. Visa, ainda, a avaliar a qualidade dos dados e de suas principais fontes oficiais, em especial, os Sistemas de Informações sobre Saúde.
- 2. Entomologia e Ecologia em Saúde Pública
Sistemática de insetos hematófagos, em especial aqueles das Famílias Culicidae, Pshychodidae e Reduvidae. Estudos sobre a biologia, ecologia e comportamento de populações de insetos vetores de agentes infecciosos. Epidemiologia das doenças veiculadas por insetos vetores e vigilância e controle de insetos vetores. Estudos sobre genética de populações de insetos vetores.
- 3. Epidemiologia do Ciclo de Vida e dos Agravos à Saúde.
Estudos visando a identificação, quantificação e caracterização de danos à saúde da população em todas as fases da vida; a produção do conhecimento sobre a história natural de eventos de relevância em saúde pública; análise de riscos ambientais associados a exposições no trabalho e à vida de populações em áreas urbanas; avaliação de intervenções em saúde pública; avaliação de procedimentos terapêuticos ou profiláticos com ênfase na eficácia/efetividade e segurança de vacinas.