Base de dados e fontes

O lar e a saúde da família (cerca de 1920), um dos manuais domésticos usados na pesquisa. (Digitalização: Laura Stocco
Felicio; Coleção particular Ana Maria Camargo)

Em 2024, o Repertório Histórico Ilustrado de Ferramentas e Equipamentos de Cozinha (São Paulo, 1860-1960) será publicado e disponibilizado para a consulta do público neste site. Ele vem sendo produzido a partir de uma pesquisa que já conta com mais de 12 mil informações sobre artefatos culinários, reunidos em uma base de dados criada especialmente para o projeto. Diversos tipos de fonte abastecem esse arsenal histórico, e algumas foram digitalizadas e estão disponíveis para download aqui.

Objetos

Museu Paulista (USP)
Museu da Casa Brasileira
Acervo Digital da Secretaria de Cultura de Minas Gerais
Culinary Arts Museum (Johnson & Wales University, Rhode Island, Estados Unidos)
Feeding America Museum Objects (Michigan State University Museum, Estados Unidos)
Historic New England (Boston, Massachusetts, Estados Unidos)
Museum of Applied Arts & Sciences (Sidney, Austrália)

Anúncios publicitários

Coleção de catálogos Mappin (Museu Paulista – USP)

Inventários

Acervo Ernani Silva Bruno (Museu da Casa Brasileira)

Periódicos

Revista Feminina (Biblioteca Digital da Unesp)
A Cigarra (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional)
A Vida Moderna (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional)
O Cruzeiro (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional)
Vida Doméstica (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional)
O Estado de S. Paulo (Acervo Estadão)
Casa & Jardim (FAU-USP)

Livros de receitas e manuais domésticos

ALMEIDA, Julia Lopes de. Livro das noivas. Rio de Janeiro: Typographia Francisco Alves, 1914 [1896].

BROCKMANN, Wanda. O livro da quituteira. Porto Alegre: Edição da Livraria do Globo, s.d. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

COSTA, Roberto S. Manual da dona de casa. São Paulo: Edições Para Todos, 1951. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

CLESER, Vera. O lar domestico: conselhos práticos sobre a boa direcção de uma casa. Rio de Janeiro/São Paulo: Laemmert & C., 1902. (Biblioteca Digital Unicamp)

DONA LEOPOLDINA. Manual da dona de casa: Sugestões úteis e práticas. São Paulo: Companhia Brasil Editora, 1956. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

JAPUR, Jamile. Cozinha tradicional paulista. São Paulo: Folk Promoções, 1963. (Acervo particular Viviane Soares Aguiar)

MORAES, Teka Lobato de. Quitutes de Tia Nastácia. São Paulo: Editora Universitária, s.d. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

O LAR E A SAÚDE DA FAMÍLIA. São Paulo: Sociedade Promotora da Saúde no País, s.d. [1914?]. (Acervo particular Ana Maria Camargo) Leia aqui a edição original estadunidense.

SILVA, Eduardo T. A sciencia no lar doméstico. São Paulo: C Teixeira & C, 1924. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

SOUZA, Bento Jordão. Manual da dona-de-casa: indústria de domicilio, receitas e processos caseiros, arte culinária, etc. São Paulo: Typ. Hennies Irmãos, 1916. (Acervo particular Ana Maria Camargo)

VAZ, Eulalia. A sciencia no lar moderno. São Paulo: s.e., 1912. (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP)

Outras publicações

Dicionários de português do período colonial (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP)

FLORENÇANO, Paulo Camilher; ABREU, Maria Morgado de. Culinária tradicional do Vale do Paraíba. Taubaté: JAC, 1992 [1987].