VII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRAMD:  POLÍTICAS DE DROGAS, AUTONOMIA E CUIDADOS
Realizado entre os dias 05 a 08 de junho de 2019, na cidade de Curitiba, Paraná.

Psicóloga Ms. Cristiana Nelise de Paula Araujo

Porque não buscamos o CAPS? Relatos de familiares que optaram pela internação involuntária e compulsória de seus filhos

Cristiana Nelise de Paula Araujo
Clarissa Mendonça Corradi-Webster

Os CAPSad são o principal eixo de articulação das políticas públicas nacionais baseadas no modelo comunitário. Entretanto, familiares tem buscado internações para usuários de drogas em detrimento ao tratamento comunitário em CAPSad, apesar da efetividade das internações ser questionada. Este estudo buscou compreender percepções e experiências de pais de usuários de drogas a respeito do tratamento nos CAPS e CAPSad. Foi realizada entrevista semiestruturda com 15 familiares de usuário de drogas que haviam solicitado internações involuntárias e compulsórias. Os participantes foram selecionados por meio da abordagem “bola de neve” partindo de grupos de apoio para familiares de usuários de drogas. Foi realizada análise, buscando responder aos objetivos do estudo. A maioria dos familiares que conheciam o CAPS não o entendiam como tratamento interessante no cuidado do seu parente usuário de drogas. Cinco famílias disseram não conhecer os CAPS e CAPSad. Apenas três famílias disseram que seus filhos foram atendidos por um período breve pelo CAPSad, mas demonstraram desânimo para com as práticas de redução de danos propostas pelo serviço e a falta de investimento financeiro no CAPSad. Questões que implicaram na construção dos CAPS como espaço de prescrição de medicação. Assim, o desconhecimento sobre a existência do CAPS e CAPSad e a dificuldade desses serviços em acolher o usuário e seus familiares contribuíram para que as internações involuntárias e compulsórias fossem construídas como única intervenção possível. Portanto, são importantes ações que promovam a formação continuada dos profissionais psicólogos e dos estudantes de psicologia, especificamente, voltada para sua atuação nesses serviços. Destaca-se a necessidade dos profissionais acolherem os usuários de drogas e suas famílias e refletirem sobre os discursos e valores que influenciam na solicitação das internações forçadas. Além disso, são fundamentais ações de divulgação dos serviços comunitários e o aumento de investimentos financeiros nesses serviços. Apoio FAPESP/CAPES 2015/22929-7.

VII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRAMD:  POLÍTICAS DE DROGAS, AUTONOMIA E CUIDADOS

Mesa  sobre redução de danos em contexto universitário

Palestra: “Consumo de Álcool e Outras Drogas: Práticas de Cuidado” ministrada pela Psicóloga Ms. Cristiana Araujo na II Semana de Estudos de Psicologia promovida pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG em 2019.

Organização de  Stand na Praça XV de Novembro, Ribeirão Preto, em frente ao Teatro Pedro II, a fim de estabelecimento de diálogos com a comunidade sobre a produção científica do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade).

Lançamento do livro “Filhos de Alcoolistas: Afetividade e Conflito nas Relações Familiares” de Joseane De Souza, Marciana Gonçalves Farinha e Ana Maria Pimenta Carvalho. Mesa redonda: Parentalidade e uso de drogas.

Da esquerda para a direita: os professores doutores
Erikson Furtado, Clarissa M. Corradi-Webster e Ana
Maria Pimenta Carvalho.

27º  Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP – 2019

Victoria de Almeida Guimarães Solon                      Resumo enviado para o 27º SIICUSP

RESUMO DO PROJETO

​As questões relacionadas ao sono e a como as pessoas dormem têm ganhado maior importância na atualidade. Estudos apontam para a baixa qualidade do sono entre universitários, indicando que o estresse pode estar associado a esse problema. Este estudo tem como objetivo avaliar os hábitos de sono de estudantes de psicologia de uma universidade pública. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo-exploratório, de corte transversal, com amostra de conveniência. Os participantes são estudantes dos cinco anos de um curso de Psicologia de universidade pública. Os critérios para inclusão foram: estar matriculado como estudante regular no curso de Psicologia da instituição pesquisada; estar presente em sala de aula no momento da coleta de dados; ter mais que 18 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário para Estudantes Universitários, elaborado para coleta de informações sobre visões do mundo dos participantes, saúde, sono e dados sociodemográficos. 2) Escala do Estresse Percebido – PPS-10. A coleta de dados foi realizada em sala de aula. O tempo para resposta ao Questionário foi em torno de 20 minutos. Foram realizadas análises parciais descritivas e inferenciais dos dados.

Evento junto com o coletivo Acalma – Redução de Danos.

Evento beneficente com todo lucro revertido para:

✍Regulamentação jurídica do coletivo (30%)
🗂Produção de materiais e melhorias na estrutura (30%)
👭Ações sociais com pessoas em situação de rua (materiais para implementação de novos projetos, transporte de voluntários e manutenção dos projetos já existentes) (40%)