Profa. Dra. Regina Helena Lima Caldana

Currículo Lattes

Professora da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia. É membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) e professora junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta mesma unidade.

Possui graduação em Psicologia pela FFCLRP-USP (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado pelo mesmo programa (1998).

Sua linha de pesquisa sempre voltou-se para família e práticas de cuidado, em termos de concepções, valores e imaginário. Inicialmente, na interface entre Psicologia e História, focalizou o tema práticas educativas familiares voltadas à infância. Posteriormente estendeu a temática das práticas educativas usadas com a criança ao contexto de abrigo; e atualmente focaliza práticas de cuidado e saúde mental. Entende que as práticas de cuidado fazem parte de um conjunto de práticas de relações interpessoais que devem ser compreendidas como fruto de um processo histórico que vem se dando através de sucessivas transformações.

Em termos de metodologias de pesquisa, seu foco são as abordagens qualitativas de pesquisa em Psicologia.