Pesquisadores

                                        Rossana Maria Seabra Sade 

Psicóloga (Universidade Federal do Paraná),  Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Educação pela Universidade estadualPaulista Julio de Mesquita Filho e Pós doutorado em Desinstitucionalização realizado em Trieste-Itália . Pesquisadora visitante no Grupo Equipe de Crise, equipe territorial de Saúde Mental de Trieste, Itália, atuando como instrumento de suporte domiciliar intensivo (2018). 

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Tem experiência na área da Saúde mental, Desinstitucionalização e Educação Especial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental da Criança e Adolescente. Desinstitucionalização. Educação Especial. Coordena projetos de pesquisa com foco na qualidade dos serviços de saúde mental, moradia e saúde mental e equipes de crise em saúde mental.

                     Andrea Ruzzi Pereira

                                

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutora em Ciências Médicas pelo Programa Saúde na Comunidade,  da FMRP-USP e Pós-doutoranda em Psicologia, pela Universidade de São Paulo.

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.  Coordena projetos de pesquisa com foco no cuidado oferecido pela RAPS e  uso de drogas entre estudantes universitários.

Currículo Lattes

Alexandre Augusto de Deus Pontual

 

Psicólogo com graduação sanduíche Brasil-Alemanha (UFES/Universität Tübingen). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Desenvolveu um instrumento para avaliar o contexto de uso de ayahuasca (Setting Questionnaire for the Ayahuasca Experience – SQAE).  Realizou estágio sanduíche na Faculty of Psychology and Neuroscience, Maastricht University, com Prof. Johannes G Ramaekers.

É membro do LePsis e do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach – UNICAMP). No LePsis, orienta projeto que trata sobre experiências místicas, experiências desafiadoras e contexto de uso de ayahuasca.

Cristiana Nelise de Paula Araújo 

Mestre e Doutora  em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Realizou estágio de pesquisa na University of New Hampshire, sob supervisão da Profa. Sheila McNamee e bolsa da BEPE da  FAPESP. Seu projeto de mestrado teve como objetivo compreender os sentidos construídos com familiares sobre a internação involuntária ou compulsória do sujeito que usa álcool e outras drogas.  Seu projeto de doutorado teve como objetivo avaliar a efetividade da sessão única da terapia breve focada na solução na adesão ao tratamento em CAPS-ad.  Atuou como psicóloga social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e como psicóloga clínica em Ambulatório de Saúde Mental no Município de Sertãozinho-SP. Especialista em Psicologia Clínica – Psicanálise pela UNIARA. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2011).

Currículo Lattes