Alexandre Augusto de Deus Pontual
Psicólogo com graduação sanduíche Brasil-Alemanha (UFES/Universität Tübingen). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Desenvolveu um instrumento para avaliar o contexto de uso de ayahuasca (Setting Questionnaire for the Ayahuasca Experience – SQAE). Realizou estágio sanduíche na Faculty of Psychology and Neuroscience, Maastricht University, com Prof. Johannes G Ramaekers. É membro do LePsis e do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach).
Fernanda de Sousa Vieira
Doutora em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia (PPG-DP) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Seu projeto teve por objetivo conhecer sentidos e significados do consumo de drogas a partir de narrativas de história de vida de pessoas descritas com duplo diagnóstico. Bolsista Capes e de Doutorado Sanduíche da Agência CAPES. Mestre em Psicologia pelo PPG-DP da FFCLRP-USP. Especialista em Sexualidade Humana pelo Programa Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP (Prosex-FMUSP). Psicóloga. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, Saúde Mental. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde mental, metodologias de intervenção, vulnerabilidade social, diversidades sexuais, drogas
Eduardo Augusto Leão
Psicólogo clínico e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade). Estudou a percepção de profissionais de serviço de saúde mental a respeito do uso de drogas. Atua como facilitador em grupo de ouvidores de vozes.
E-mail: eduardoleaopsi@hotmail.com
Mariane Capellato Melo
Psicóloga e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade). Realizou pesquisas sobre a maternidade de mulheres usuárias de drogas e também sobre o cuidado em comunidades terapêuticas.
E-mail: marianecapellato@gmail.com
Psicóloga e Mestre em Ciências na área de Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Na IC, estudou características da população que buscou atendimento em CAPSiad e no mestrado analisou o cuidado oferecido em uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes usuários de drogas. Foi bolsista FAPESP na IC e Mestrado.
Larissa Soares de Melo
Terapeuta ocupacional e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Estudou a adesão ao tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas sob a perspectiva do usuário.
João Fillipini
Psicólogo e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Estudou as estratégias de redução de danos utilizadas por estudantes universitários que faziam uso de drogas.
Psicóloga e Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP – USP). Estudou o perfil das pessoas que buscaram cuidado em uma emergência psiquiátrica do Paraná.
João Maurício Gimenes Pedroso
Psicólogo e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da FFCLRP-USP. Estudou o trabalho de redução de danos realizado junto à população em vulnerabilidade social. Tem experiência com reabilitação psicossocial e iniciativas de cooperativismo social. Atuou como coordenador de campo no Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária, o NuMI-EcoSol.
Natália Feitosa de Oliveira
Psicóloga e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Estudou os significados atribuídos ao consumo ritualístico da ayahuasca em rituais neoxamânicos a por pessoas que o buscaram como estratégia para lidar com o uso problemático de drogas.