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- O que diferencia as empresas atualmente? Uma introdução à importância da inovação como estratégia.
- Diferentes tipos de inovação, diferentes processos, diferentes formas de gestão: estudo de caso.
- O processo de inovação apresentado como uma cadeia de valor: da geração de idéias à sua difusão para o mercado em forma de produtos e serviços bem sucedidos.
- Processo e técnicas de apoio à geração de ideias – visão geral: brainstorming, associação de atributos, Triz, alternância lado esquerdo x lado direito do cérebro, 5W1H.
- Seleção e avaliação de alternativas de produtos e serviços inovadores.
- O processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços: fases, ferramentas de apoio, indicadores de desempenho do processo.
- A organização e sua influencia sobre o tipo de inovação que se pode obter.
- Princípios e metodologias de projeto de organização para a inovação.
- Componentes da gestão estratégica da inovação: inovação com estratégia; organizar para inovar, gestão de projetos, gestão do conhecimento, gestão em/de rede, cultura organizacional, gestão de pessoas/equipes.
- TI e gestão do conhecimento como instrumento para criar e fomentar inovações.
- Processo e gestão de inovação incremental / baixa incerteza: Milestones e Stage-Gate.
- Processo e gestão da inovação radical / alta incerteza: learning plan e “atuação como iniciante”.
- Tópicos especiais: a) incentivos à inovação para redução de custo e risco – lei de inovação, lei do bem, subvenção econômica, apoio à relação empresa-universidade, financiamentos especiais; b) gestão de portfólio de inovação; c) organização do segmento de P&D; d) gestão da inovação em sistemas produtivos tradicionais (low tech), sem estruturas dedicadas de P&D.