FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Pós-Graduação

Para ingressar no LGI como aluno de mestrado ou doutorado é necessário passar no processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Os alunos aprovados são orientados por um dos docentes vinculados ao laboratório. No programa de pós-graduação são oferecidas disciplinas que tratam da gestão da inovação e de temas relacionados, além de disciplinas com enfoque em metodologia de pesquisa. Acesse o site do Programa de Pós-graduação para saber mais sobre o processo seletivo do departamento.

Disciplinas

PRO-5804 Gestão Estratégica da Inovação

 O objetivo dessa disciplina é discutir os principais conceitos, metodologias e, em menor escala, ferramentas de organização e gestão, relativos às estratégias corporativas de inovação e diferenciação de produtos e seus desdobramentos. A ênfase é nos aspectos de organização e gestão de atividades, processos e subsistemas (funções) – ou seja, organização e gestão de recursos em geral para aproveitar e criar oportunidades de negócios e geração de renda. Em suma, trata a relação de gestão da inovação e inovação na gestão. É um curso de corte organizacional, de “fim de linha” em termos da sequencia lógica das disciplinas da área de organização/tecnologia/trabalho. Assume-se, portanto, que os alunos tenham cursado a disciplina PRO5766 ou tenham familiaridade com a discussão organizacional contemporânea, particularmente no que se refere à problemática dos novos modelos de produção de bens e serviços. Os conceitos básicos de organização e gestão não serão revistos; se for necessário, bibliografia específica pode ser indicada.Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos tenham desenvolvido habilidades para compreender, analisar e, ainda que em menor escala, projetar sistemas organizacionais e sistemas de gestão que, integradamente, propiciem suporte necessário às atividades de inovação na empresa. Isso significa compreender o papel da inovação e suas características num dado sistema de produção, considerando que há características específicas que podem levar a formas e critérios diferenciados de organização e gestão da inovação. 

PRO -5968 – Tópicos Avançados de Pesquisa Qualitativa 

Essa disciplina visa aprofundar em métodos de pesquisa qualitativos em estudos organizacionais e similares, destacando as principais tradições metodológicas de análise de dados qualitativos. Espera-se, ao final, desenvolver na(o) aluna(o) capacitações de projetar pesquisa qualitativa com maior robustez metodológica, aumentando a consistência científica e as possibilidades de publicação de alto nível.