Projeto de Organizações Integradas e Flexíveis – Processos, Grupos e Gestão Democrática via Espaços de Comunicação-Negociação

Muitas empresas que almejam liderança em inovação de produto, processo e serviços têm buscado sistemas de produção mais integrados e flexíveis. Paralelamente, exige-se nova postura dos trabalhadores, e novas gerações mais escolarizadas demandam trabalhos menos monótonos, com maior conteúdo profissional.

Neste livro são enfocados assuntos como o trabalho e a produção em sistemas integrados, flexíveis e automatizados, fim do taylorismo, novos modelos de produção, gestão democrática, comunicação e trabalho. Dá um tratamento abrangente sobre mudança organizacional rumo à integração e flexibilidade dos sistemas de produção, enfatizando teoria, metodologia e prática de projeto organizacional, a partir de extensa pesquisa em empresas no Brasil, França e Itália.

Aborda o evento como critério para a divisão do trabalho em grupos com autonomia decisória (superação da lógica taylorista clássica), e a comunicação como instrumento de coordenação e validação social de normas (ao invés da coordenação hierárquica clássica), associando-os à gestão por processos como alternativa à gestão departamentalizada.

Projeto de organizações integradas e flexíveis – processos, grupos e gestão democrática via espaços de comunicação-negociação / Mario Sergio Salerno – São Paulo: Atlas, 1999.