TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por variados níveis de alterações na interação social e comunicação, associados a interesses restritos, além de alterações sensoriais.
Estas manifestações podem causar dificuldades na realização da higiene bucal e em atendimentos odontológicos, pela dificuldade de gerenciamento comportamental, gerando nas crianças com TEA um risco aumentado de doenças bucais.
Dessa forma, as crianças com TEA necessitam de abordagens multiprofissionais, incluindo o manejo comportamental voltado ao ambiente de atendimento odontológico. Contudo, verifica-se uma escassez de serviços odontológicos compostos por equipes multiprofissionais direcionados para atender a esse público, levando a um aumento nos índices de cárie dental e doenças bucais, desencadeando mais alterações sensoriais e prejuízos comportamentais nessas crianças, que tendem então a não cooperar durante o atendimento odontológico.
Nesse sentido, torna-se necessária a abordagem comportamental multiprofissional voltada à educação e promoção de saúde bucal, favorecendo a adaptação ao ambiente odontológico, fortalecendo a qualidade e eficácia da higiene bucal domiciliar com vistas à redução no número de intervenções restauradoras e prejuízos na saúde bucal.
Assim, nossa proposta desse projeto é implementar um programa de atendimento multiprofissional voltado ao manejo comportamental de crianças com TEA, visando a formação profissional, extensão e pesquisa. Será realizada capacitação de equipe multiprofissional, por meio de palestras e treinamentos práticos constantes e atendimentos voltados para a promoção de saúde, realizados na clínica de Pacientes Especiais do Departamento de Clínica Infantil. Este projeto será realizado com a participação de docentes da Disciplina de Odontopediatria (FORP) e da Bioinformática (FFCLRP) e contará com profissionais das áreas de: Neuropediatria, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia. Além disso haverá participação de um Cirurgião-Dentista atuante em serviço de atendimento para crianças com necessidades especiais (FORP), alunos de graduação voluntários e bolsistas (PUB) e Pós-Graduandos voluntários, que receberão capacitação para realizar o atendimento de responsáveis e crianças com TEA e demais distúrbios de dificuldades comportamentais. O treinamento profissional bem como os atendimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar por meio de atendimentos presenciais, complementados por meio de teleorientação em saúde bucal, utilizando diferentes técnicas de gerenciamento comportamental.
O conhecimento científico gerado será divulgado para a comunidade científica, nacional e internacionalmente, e para a sociedade.