Manejo Arbóreo

O que é manejo sustentável?

O manejo sustentável abrange um conjunto de técnicas usadas para captar recursos naturais sem danificar o meio ambiente, garantindo a continuação e renovação destes recursos, permitindo o seu uso constante, eficiente e durável, levando-se em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

    Sem desconsiderar que, no caso da arborização urbana, o manejo envolve inúmeras atividades desde o planejamento e escolha das espécies mais adequadas para cada local, e que a gestão das primeiras impacta todas as subsequentes, a atuação do PodaLab se direciona ao conjunto de atividades relacionadas ao final do ciclo. Nosso foco central parte da gestão e implementação das atividades de poda e supressão de árvores e vai até a destinação final dos resíduos delas decorrentes.

Nossa jornada partiu da pergunta “Será que parte da madeira de poda e supressão de árvores urbanas não poderia ser transformada em objetos e componentes úteis ?” e dos fundamentos da economia circular. Enxergamos esses resíduos como recursos, aos quais valores podem ser adicionados e retidos, com a adoção de modelos de produção que não esgotem os recursos naturais e reduzam a poluição ambiental, de modo a contribuir com a preservação do nosso planeta.

Os dois fluxogramas a seguir ilustram condutas iniciais básicas a serem adotadas no planejamento das atividades de poda e supressão, que consiste no monitoramento periódico da saúde da floresta urbana, o que pode contribuir significativamente para evitar diversos acidentes e consequências decorrentes da queda de árvores, sobretudo no período de chuvas.

Monitoramento de riscos de árvores sadias - avaliação e procedimentos

Monitoramento de riscos de árvores doentes - avaliação e procedimentos

Guia de planejamento da The urban wood toolkit

As pessoas que manejam florestas urbanas ou trabalham com madeira podem ter dificuldade em se conectar com parceiros e aprender sobre oportunidades no mercado emergente de produtos florestais urbanos. Nesse sentido, a Urban Wood Network trabalha para conectar pessoas ao longo de toda a cadeia de fornecimento, a fim de construir confiança entre a comunidade, as empresas e os consumidores na madeira urbana. Este guia é dividido em sete seções, que ajudam na coleta de informações que priorizem as metas e objetivos mais importantes para a madeira de sua comunidade, além de reconhecer os tipos de informações ou recursos necessários para avançar e identificar os tipos de serviços que você precisa de parceiros adicionais.

Encontre sua linha de base: para onde os resíduos vão logo após serem cortados? Você já produz algo com essa madeira?

Agrupe informações: quanto é gasto de dinheiro (incluindo transporte, equipamentos, etc.)? Quanto tempo os funcionários gastam? Quanto de madeira é retirado?

Avalie oportunidades:  você está satisfeito com a atual situação do seu descarte de madeira? Quais produtos sua comunidade mais usa de madeira? Qual o seu objetivo principal? Sustentabilidade? Economia? Quais suas maiores preocupações?