Salsa

Equipe Latinoamericana

Nas décadas de 1950 e 1960, houve uma imigração latina em Nova York em intensidade sem precedentes e os jovens migrantes, inspirados por um clima de rebeldia expresso pelo rock, passaram a buscar a elaboração de estilos musicais que correspondessem a sua realidade.

Assim, rebelaram-se contra as big bands – à época, principais representantes da música latina –, e passaram a inovar as formas de se fazer música, em um esforço semelhante ao dos jazzistas negros. Aliás, Ray Barreto, Eddie Palmieri Willie Colón, que exerceram papel central na criação da salsa, tocaram durante muito tempo com estes, o que ajuda a explicar os diversos pontos de aproximação entre a salsa e o jazz.

Malgrado sua intenção subversiva, a salsa aproveitou das big bands a ideia de identidade latina, bem como outros elementos oriundos dos gêneros negros e mulatos. Sua principal característica é a combinação livre e espontânea de formas, ritmos e gêneros, como a guaracha, a rumba, a cumbia, a guajira, o cha-cha-chá, o bolero, o samba, o merengue, o hip-hop, entre muitos outros, de tal forma que torna difícil discernir os diferentes estilos. Além disso, com a salsa se criou uma forma bastante original e indeterminada de improvisação vocal e instrumental. O resultado é uma música extremamente rica – executada por meio de trombones, trombetas, pianos, baixos acústicos, flauta, diversos instrumentos de percussão, entre outros –, que resiste ao enrijecimento em fórmulas, o que fez com que muito tempo tivesse passado antes de a salsa ser reconhecida como autêntica expressão musical.

A salsa também inovou em suas letras, as quais em grande parte consistiam, nas décadas de 1960 e 1970, em afirmações da identidade e unidade dos povos latinos e latino-americanos, bem como em protestos contra a discriminação e a desigualdade social, e em aspirações por liberdade e justiça.

Com ajuda de Jerry Masucci, o nova-iorquino fundador da Fania Records, que foi o maior produtor de gravações de músicas latinas até a década de 1980, a salsa se difundiu primeiramente por alguns Estados norte-americanos e pelos países latino-americanos, com destaque para CubaPorto RicoRepública DominicanaColômbiaMéxico Venezuela, e a partir da década de 1980, pela Argentina, Europa, pelo Japão, bem como pelos Estados Unidos.

Nos anos 80, apesar do surgimento da salsa romântica e da salsa erótica, perdeu parte de sua popularidade em favor do merengue dominicano, mas na década de 1990 esse quadro se reverteu, com o ressurgimento de músicos cubanos que introduziram importantes inovações.

Fora alguns poucos grandes compositores – os porto-riquenhos Ortiz e “Tite” Curet Alonso e o panamenho Omar Alfanno –, as salsas eram criadas pelos instrumentistas dos conjuntos e sobretudo pelos diretores das orquestras. Dentre as personalidades salseras , pode-se ainda destacar Héctor Lavoe; Ángel Canales; Rubén Blades; Ismael Rivera; Ismael Miranda; Eddie Palmieri; Johnny Pacheco; Celia Cruz; Willie Colón; Adalberto Santiago, Tito Puente; Joe Arroyo; The Latin Brothers; Fruko y sus Tesos; Isaac Villanueva; La Sonora Matancera; Oscar D’León; Jairo Varela; e o Grupo Niche.