MGT5770

Relatório de Dados da Disciplina

 

Sigla:  MGT5770 – 2       Tipo: POS

Nome: Análise Crítica e Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa

Área: Ciências em Gastroenterologia (5168)

 

Datas de aprovação

CCP: 31/01/2018       CPG: 19/04/2018       CoPGr:

Data de ativação: 19/04/2018       Data de desativação:

 

Carga horária

Total: 60 h        Teórica: 1 h        Prática: 1 h        Estudo: 3 h

Créditos: 4        Duração: 12 Semanas

 

Responsáveis

889496 – José Jukemura – 19/04/2018 até data atual

2182898 – Claudia Pinto Marques Souza de Oliveira – 19/04/2018 até data atual

2223656 – Fabricio Ferreira Coelho – 19/04/2018 até data atual

 

Objetivos

O objetivo da disciplina é através de aulas expositivas e apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos nas diversas linhas de pesquisa do Programa Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia promover de forma

interativa a discussão de todas as fases envolvidas na elaboração e execução de um trabalho científico. Desde a

identificação do objeto a ser estudado, formulação da hipótese e justificativa do estudo, objetivos, até o delineamento adequado da metodologia a ser utilizada, apresentação dos resultados, formas de abordagem para discussão dos mesmos e conclusões. As ferramentas básicas para escolha da revista científica e busca de fontes de fomento também são discutidas com os alunos.

 

Justificativa

A disciplina além de cumprir o objetivo principal da pós-graduação senso estrito de formação de pesquisadores também visa o acompanhamento e análise crítica dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa para adequação e cumprimento dos critérios desejáveis estipulados pela CAPES.

 

Conteúdo

A disciplina nuclear é oferecida a todos os alunos matriculados do programa de pós-graduação senso estrito e visa oferecer ferramentas para formação de docentes e pesquisadores capacitados. O conteúdo programático versa sobre tópicos relacionados à formulação da hipótese científica, tipos de estudos epidemiológicos, cálculo amostral, princípios de bioestatística, reprodutibilidade na pesquisa experimental e clínica e plágio na pesquisa científica. A abordagem

interativa destes aspectos aliada à discussão de projetos científicos visa:

  • Desenvolver no aluno de pós-graduação o espírito crítico para desenvolvimento e execução de todas as etapas de um trabalho científico, da concepção até sua publicação
  • Preparar o aluno de pós-graduação para apresentar, analisar criticamente e responder questionamentos concernentes ao seu projeto de pesquisa
  • Fornecer ferramentas para delineamento adequado da metodologia científica, análise estatística e apresentação dos resultados
  • Ensinar e discutir as regras de normalização empregadas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para a apresentação das Teses e Dissertações.

 

Bibliografia

  • Filosofia da Ciência: Da Costa NCA. O conhecimento científico. 2ª Edição. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.
  • Metodologia científica e avaliação crítica de trabalhos científicos
  • Haddad, N. Metodologia de Estudos em Ciências da Saúde. Como Planejar, Analisar e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Editora Roca, 2004. v. 1. 287 p.
  • Moacyr Roberto Nobre & Wanderley Bernardo. Prática Clínica Baseada em Evidência.. Ed. Elsevier, São Paulo, 2006 Sites de interesse: www.centrocochranedobrasil.org; www.equator-network.org
  • Stahel PF, Moore EE. How to review a surgical paper: a guide for junior referees. BMC MED. 2016;14:29. doi: 10.1186/s12916-016-0578-6.
  • Vitse CL, Poland GA. Writing a scientific paper – A brief guide for new investigators. Vaccine. 2017;35(5): 722-728. doi: 10.1016/j.vaccine.2016.11.091.
  • Jukemura J & Diniz MA. Qualis periodic evaluation: analysis of qualis upgrade in MEDICINE III. Rev Col Bras Cir. 2015;42 Suppl 1:54-6. doi: 10.1590/0100-69912015S01020.
  • Orso IR, Pereira JC, D’Albuquerque LA, Cecconello I, Jukemura J. Critical analysis of the use of statistical tests in Brazilian publications related to digestive tract surgery. Rev Assoc Med Bras (1992). 2011;57(1):35-41.

Estatística

  • Pereira JCR. Análise de dados qualitativos. Reimpressão da 3ª edição. São Paulo: EDUPS/FAPESP,
  • Pereira JCR. Bioestatística em outras palavras. São Paulo: EDUPS/FAPESP

 

Forma de avaliação

Frequência, apresentação de trabalho e discussões em sala de aula.

 

Observação

Serão avaliados o desempenho e interesse dos alunos durante as discussões de temas específicos e apresentações e projetos de pesquisa. A falta injustificada em 25% das aulas-reuniões ou ausência do aluno no dia da convocação para apresentação de seu trabalho serão considerados desempenho acadêmico e científico insatisfatório.