Curso inédito sobre gestão da promoção da promoção da atividade física no SUS
O curso remoto e autoinstrucional “Promoção da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde”, desenvolvido por docentes do ProMuSPP, impactou diretamente a formação de profissionais do SUS em todo o território nacional. A iniciativa, articulando ações de extensão e ensino, teve aproximadamente 21 mil inscritos até o momento de todas as regiões do Brasil, com alto índice de conclusão.
A elaboração do curso foi coordenada pelo Prof. Douglas Andrade e contou também com a participação da Profa. Cristiane Kerches, ambos do ProMuSPP e com mais de 60 pesquisadores, envolvendo também o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis, Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF), Universidade Federal de Santa Catarina e com o financiamento do Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde. Trata-se do primeiro curso nacional com foco específico na gestão da Promoção da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde. A justificativa para sua criação se baseou na ausência histórica de formação técnica voltada à promoção da atividade física como política pública de saúde. O conteúdo do curso foi elaborado com base em diretrizes nacionais e internacionais, integrando conhecimentos técnicos, estratégicos e intersetoriais.
O curso teve grande repercussão na gestão pública, sendo utilizado como formação para equipes da Estratégia Saúde da Família, Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e outros equipamentos públicos, contribuindo diretamente para o fortalecimento da política pública de promoção da saúde no país.