[social color="azul" name="all"]
\

MOÇÃO DE PESAR

Bruna Oliveira da Silva

Nós, docentes, discentes e funcionários(as) do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), manifestamos, por meio desta moção, nosso profundo pesar pela violência sofrida por Bruna Oliveira da Silva, graduada e mestranda desta instituição.

Bruna, de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada nas imediações da Estação de Metrô Itaquera, no dia 13/4/2025. Diante dessa tragédia, solicitamos o posicionamento firme e público da Universidade de São Paulo, especialmente da EACH, para que sua trajetória e reconhecimento sirvam de impulso ao pleno andamento das investigações e punição do(s) culpado(s).

Esta moção também exorta a USP — e, em especial, a EACH — a se posicionar com veemência junto ao poder público, reivindicando medidas concretas que promovam a segurança no entorno da região onde ocorreu o crime. A consternação e tristeza que nos atravessam também se explicam pelo fato de que muitas e muitos de nós, sobretudo as mulheres e a população LGBTQIAPN+, já vivenciamos situações de risco nesse mesmo local, que cumpre papel central nas dinâmicas de deslocamento da Zona Leste.

Destacamos que os debates desenvolvidos no âmbito desta Escola podem contribuir significativamente para o planejamento de usos públicos mais qualificados para a área, com ênfase em políticas de lazer e convivência — alternativas muitas vezes mais eficazes e humanas do que a simples ampliação do efetivo policial para o acesso e direito à cidade.

Bruna foi impedida de seguir a vida e nos deixa um filho de sete anos, familiares, amigas e amigos, colegas, companheiras e companheiros de luta. Sua pesquisa, engajada com as lutas sociais e centrada no futebol de várzea como expressão do lazer nas periferias — tendo como sujeitos/objeto de investigação um time de homens em situação de rua de São Paulo — é motivo de orgulho para todas, todes e todos nós. Seu legado honra os princípios e objetivos históricos da EACH de contribuir com a melhoria da qualidade de vida, especialmente na Zona Leste de São Paulo.

Neste momento de profunda dor, apelamos à sensibilidade máxima da direção desta Escola e da USP, com nossas melhores esperanças de que não faltará firmeza e solidariedade institucional diante da profunda tristeza da nossa comunidade.

 

São Paulo, 18 de abril de 2025.
Docentes, Discentes e Funcionários(as) do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)