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Apresentação

PROMUSPP/EACH/USP

LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES CREDENCIADAS/OS

MESTRADO (M) E DOUTORADO (D)

 

APRESENTAÇÃO PROMUSPP

A missão definida para o Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP), em nível de mestrado e doutorado, é a de proporcionar aos estudantes uma sólida formação acadêmica, dotando-os de recursos intelectuais e humanos que conjuguem a expertise científica associada a repertórios para a intervenção social visando a justiça socioambiental e a mudança social. Tal missão orienta e aglutina a ação político-institucional e acadêmico-profissional de docentes do Programa, que entendem haver, na área de concentração da Mudança Social e da Participação Política, a conformação de um campo de conhecimento essencialmente interdisciplinar, que proporciona o cumprimento da missão definida. 

A área de concentração Mudança Social e Participação Política contribui 

significativamente para a compreensão e formulação de respostas às diversas questões postas nas dinâmicas sociais, tais como as questões políticas, econômicas, ambientais, educacionais, sanitárias, culturais, artísticas, participativas e formativas que se fazem presentes no entorno da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), Zona Leste do município de São Paulo – onde se encontra o campus da EACH, unidade da USP que sedia o Programa, e que se reproduz em contextos mais amplos como no município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil, na América Latina e no Sul Global, com especificidades que são, invariavelmente, objetos de estudo neste programa, considerando cenários específicos em instituições governamentais, não-governamentais, movimentos sociais e coletivos, bem com as relações entre esses setores e atores envolvidos. 

A temática da Mudança Social e Participação Política é tratada como passível de investigação acadêmico-científica e profundamente vinculada a processos sociais participativos e dialógicos, sendo a participação manifestada tanto nas formas institucionalizadas (ou na esfera política formal), quanto nas formas não institucionalizadas que orientam decisões políticas e tornam mais complexas e dinâmicas as fronteiras entre o poder burocrático, poderes e saberes comunitários. 

A Mudança Social e Participação Política como área de concentração deixa clara a impossibilidade de algum tipo de neutralidade no processo de conhecimento, e sua qualificação é importante pois o conhecimento derivado orienta tanto os projetos e linhas de pesquisa, como a inserção social dos pesquisadores e pós-graduandos, que se voltam para grupos, movimentos sociais e coletivos em suas diversas agendas sociais e políticas. 

Em face a isso, os objetivos do ProMuSPP constituem-se em: 1) formar sujeitos políticos para a ação pública, que pode envolver a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas institucionalizadas, como a defesa, a luta e a construção política em contextos extra-governamentais que visem a redução de toda ordem de desigualdades e de exclusão; 2) possibilitar aos estudantes leituras e análises da realidade a partir da identificação de suas bases concretas, de suas mistificações e de seus aspectos ideológicos que auxiliem na reflexão teórica e que conduzam a práticas que enfrentam a contradição entre mecanismos investidos de caráter restritivo e da ação emancipadora, contribuindo, sempre que possível, para mudanças sociais efetivas e duradouras. Cabe ressaltar que tais objetivos foram reformulados a partir dos processos de autoavaliação e planejamento estratégico

 

LINHAS DE PESQUISA

Políticas Públicas e Gestão Participativa

 

Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que abordam as políticas públicas como fenômeno político que envolve disputas e conflitos multifacetados no mundo contemporâneo. Desenvolvem-se pesquisas plurais no que tange aos aspectos metodológicos e teóricos, mas que convergem na abordagem crítica aos mecanismos que produzem desigualdades, exclusões e vulnerabilidades históricas nas sociedades contemporâneas. No Brasil e na América Latina, dinâmicas coloniais e neoliberais, assim como dinâmicas de resistências, são objetos de pesquisa, especificados em processos de construção, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas; arranjos institucionais; arenas; instrumentos; atrizes/atores governamentais, econômicos e societais; movimentos sociais; think tanks; organismos internacionais, entre outros. A linha inclui também estudos sobre os deslocamentos de pessoas pelos territórios, bem como os processos de memória que marcam e conduzem as experiências históricas e sociais em sua interface política e com os movimentos sociais.

Docentes

Ana Paula Fracalanza (M/D)
Cristiane Kerches da Silva Leite (M/D)
Cynthia Harumy Watanabe Corrêa (M/D)
Dennis de Oliveira (M/D)
Douglas Roque Andrade (M/D)
Gisele da Silva Craveiro (M/D)
Jorge Alberto Silva Machado (M/D)
Marco Antonio Bettine de Almeida (M/D)
Marcelo Vilela de Almeida (M/D)
Martin Jayo (M/D)
Soraia Ansara (M/D)
Ursula Dias Peres (M/D)
Valéria Barbosa de Magalhães (M/D)

 

Dimensão Socioambiental, Patrimônio e Políticas Territoriais

Esta linha objetiva abrigar as práticas de pesquisa e as referências teóricas vinculadas ao campo do conhecimento que relaciona a territorialidade, a dimensão socioambiental, o patrimônio e as políticas territoriais nas dinâmicas dos movimentos sociais, tanto nos planos institucionais — das representações governamentais (políticas públicas, por exemplo), às representações científico-disciplinares —, como nas não institucionais — das organizações governamentais aos saberes tradicionais. Sendo assim, aqui terão lugar as pesquisas interessadas em analisar os bens tidos como patrimônio cultural e natural e as dinâmicas sociais e ambientais que resultam em sua degradação e conservação em função de sua importância para as comunidades locais. A dimensão socioambiental constituiu-se como um componente importante para a estimulação das ações relacionadas à mudança social e à participação política. Este é, portanto, um direcionamento importante que identifica esta linha de pesquisa, bem como os projetos que abriga, que, de uma maneira geral, comprometem- se em investigar como essas relações interferem nas dinâmicas socioambientais, tanto no espaço urbano, quanto no meio rural e em áreas protegidas, produzindo novos nexos entre sociedade civil, Estado, comunidades locais e seus territórios.

 

Docentes

André Felipe Simões (M/D)
Diamantino Pereira (M/D)
Eduardo de Lima Caldas (M/D)
Marcos Bernardino de Carvalho (M/D)
Rosely Aparecida Liguori Imbernon (M/D)
Sidnei Raimundo (M/D)
Sílvia Helena Zanirato (M/D)

Educação, Saúde e Marcadores Sociais da Diferença

 

Esta linha congrega pesquisadoras e pesquisadores que atuam nas áreas de Educação, Saúde e Marcadores Sociais da Diferença, a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas, mas que, em comum, identificam que processos de educação, saúde, gênero e outros marcadores sociais da diferença como classe, raça/etnia e geração são mediadores ou componentes constitutivos da mudança social. Nesse contexto, uma miríade de dimensões compõe e dialoga com o escopo das três áreas da linha tais como: mediações que promovam potencialidades humanas no campo da educação formal, não formal e informal, educação social e popular, em articulação com coletivos, movimentos sociais; com aspectos da psicanálise e leitura dos direitos sociais da infância e juventude; com os saberes e práticas produzidas no contexto da saúde coletiva e da psicologia social, considerando os processos de construção da memória coletiva e de leitura de diferentes realidades sociais, bem como a análise das questões de gênero, classe, raça/etnia em diferentes contextos da saúde, do corpo, da estética, da arte e do movimento. Esta pluralidade de articulação de estudos, atravessada pela perspectiva da mudança social, dialoga entre si, promovendo análises que abordam políticas públicas, singularidades, subjetividades e identidades, formação e práticas profissionais, análise de contextos institucionais, questões conceituais e metodológicas que atravessam tanto o campo quanto a produção discursiva sobre os objetos de estudo. 

Docentes

Claudia Medeiros de Castro (M/D)
Claudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário (M/D)
Cristiane Kerches da Silva Leite (M/D)
Douglas Roque Andrade (M/D)
Elizabete Franco Cruz (M/D)
Juliana Pedreschi Rodrigues (M/D)
Marília Velardi (M/D)
Patricia Junqueira Grandino (M/D)

 

Arte, Mídia e Sociedade

 

Esta linha congrega pesquisadoras e pesquisadores que têm como objetivo contribuir para a compreensão das relações entre as Artes bem como dos dispositivos midiáticos, em suas diferentes formas de expressão, e os processos de mudança social e participação política. O primeiro ponto a ser sublinhado é que a Arte é, per se, uma das formas de conhecer o mundo pela sua capacidade de inventar e imaginar realidades. Arte entendida como produção de conhecimento, de reflexão, de manifestação política e social: a sua crítica ou problematização pressupõe conhecimento sobre modos de pensar e sobre os contextos de criação e de formação das pessoas artistas. Na importância do estímulo à reflexão acadêmica sobre e a partir das Artes, aspira-se a busca por processos de entendimento e de participação do debate público sobre os temas a elas concernentes e a ampliação do espectro investigativo para novas epistemologias. Articulado com estas reflexões, os estudos dos processos de midiatização que implicam os mecanismos de construção de sentidos mediado por dispositivos tecnológicos complementam este campo de reflexão. Logo, esta linha se apresenta, também, como espaço para consolidar o objeto artístico como trama de linguagens específicas e como explicitação de pensamentos, crenças e valores e os mecanismos de construção de sentidos pelas midiatizações. Sem excluir a expressão escrita de conhecimento, pretende-se, também, abrir espaço para condições de expressão que as palavras não capturam, ou seja, novas formas de comprovação e de produção de conhecimento. Em síntese, sendo um dos objetivos da Arte e da Mídia expandir os limites de seus observadores e fomentar crítica através de experiências sensíveis, a linha pretende acolher projetos de pesquisa elaborados sob uma perspectiva sociocultural e política da Arte e Mídia. 

Docentes

Beatriz Helena Fonseca Ferreira Pires (M/D)
Dennis de Oliveira (M/D)
Diosnio Machado Neto (M/D)
Marília Velardi (M/D)
Martin Jayo (M/D)
Soraia Ansara (M/D)
Tiaraju Pablo D’Andrea (M)

 

COORDENAÇÕES DO PROMUSPP

Nome Data Inicial Data Final Função
Marcelo Vilela de Almeida 08/07/2021 Coordenador
Douglas Roque Andrade 05/02/2024 Vice-coordenador
Marco Antonio Bettine de Almeida 28/08/2020 07/07/2021 Coordenador
Silvia Helena Zanirato 08/07/2021 04/02/2024 Vice-coordenador
Diamantino Alves Correia Pereira 07/12/2018 27/08/2020 Coordenador
Maria Eliza Mattosinho Bernardes 28/08/2020 07/07/2021 Vice-coordenador
Diamantino Alves Correia Pereira 02/12/2016 06/12/2018 Coordenador
Marco Antonio Bettine de Almeida 07/12/2018 27/08/2020 Vice-coordenador
Marcos Bernardino de Carvalho 24/11/2014 01/12/2016 Coordenador
Marcos Bernardino de Carvalho 02/12/2016 06/12/2018 Vice-coordenador
Silvia Helena Zanirato 24/11/2012 23/11/2014 Coordenador
Diamantino Alves Correia Pereira 24/11/2014 01/12/2016 Vice-coordenador
Andrea Viude Castanho 24/11/2012 23/11/2014 Vice-coordenador
Alessandro Soares da Silva 24/11/2010 23/11/2012 Coordenador
Neli Aparecida de Mello Théry 24/11/2010 23/11/2012 Vice-coordenador