Graduação

Ênfase Eletrônica e Sistemas Computacionais: Um currículo flexível e à la carte

A ênfase de Eletrônica e Sistemas Computacionais trata conjuntamente de hardware, software e inovação. As disciplinas de Eletrônica e Sistemas Computacionais abordam seis temas principais (linhas de formação):

Sistemas Embarcados, Sistemas Inteligentes, Sistemas de Comunicação, Processamento de Sinais e Micro e Nanoeletrônica. No 1º semestre do 4º ano o estudante vai cursar disciplinas fundamentais para cada uma das 6 linhas de formação. As disciplinas obrigatórias são:

PSI3421 – Eletrônica
PSI3431 – Processamento Estatístico de Sinais
PSI3441 – Arquitetura de Sistemas Embarcados
PSI3451 – Projeto de Circuitos Lógicos Integrados
PSI3471 – Fundamentos de Sistemas Eletrônicos Inteligentes
PSI3481 – Sistemas Ópticos e de Micro-ondas

Já no 2º semestre do 4° ano o estudante terá um laboratório integrativo (PSI3422 – Laboratório de Sistemas Eletrônicos) dessas linhas, uma disciplina de administração (PRO3811 – Fundamentos de Administração) e economia (PSI3821 – Fundamentos de Economia) e escolherá 3 disciplinas eletivas entre estas:

PSI3432 – Processamento de Áudio e Imagem
PSI3442 – Projeto de Sistemas Embarcados
PSI3452 – Projeto de Circuitos Integrados Digitais e Analógicos
PSI3472 – Concepção e Implementação de Sist. Eletrônicos Inteligentes
PSI3482 – Antenas, Micro-ondas e Óptica Moderna

Ainda, como optativas livres são oferecidas disciplinas de laboratório como “PSI3463 – Fabricação de Circuitos Integrados” e “PSI3460 – Laboratório de Circuitos Eletrônicos”.

No 5º ano o aluno terá três opções principais: poderá cursar um módulo acadêmico (módulo vermelho) completo na pós-graduação (módulo acadêmico PPMES – Pré-Mestrado em Eletrônica e Sistemas), um módulo vermelho em outra ênfase da Elétrica ou habilitação da Poli, ou um módulo vermelho de aprofundamento em Eletrônica e Sistemas. Este módulo de aprofundamento, denominado Sistemas Eletrônicos Avançados (módulo acadêmico SEA), terá em cada semestre apenas 12 créditos e será composto de disciplinas optativas eletivas: três optativas dentre um cesto de disciplinas referentes a todas às linhas de formação (Sistemas Eletrônicos Embarcados, Sistemas Eletrônicos Inteligentes, Processamento de Sinais, Micro e Nanoeletrônica e Sistemas Ópticos e de Micro-ondas). Adicionalmente, os professores da ênfase de Eletrônica e Sistemas participam de blocos vermelhos de 5º ano com um recorte direcionado a áreas específicas de atuação como “Engenharia Automotiva” e “Engenharia Biomédica”.

Mais informações sobre o Módulo Acadêmico nesta página.

Linhas de Formação:

Sistemas Embarcados

A linha de formação de Sistemas Eletrônicos Embarcados envolve combinações de software e hardware projetados para funções específicas, geralmente operando em tempo real, baixo consumo de energia, confiabilidade e conectividade. Ela toma como base as necessidades tecnológicas advindas do mercado global e do mercado brasileiro e as oportunidades de inovação da área, baseando-se no conceito de Sistemas Embarcados Ciber-físicos, muito empregado nas mais renomadas Universidades do mundo. A abordagem pedagógica proposta integra teoria com prática, sendo voltada a projetos.

Sistemas Inteligentes

A linha de formação em Sistemas Eletrônicos Inteligentes enfoca elementos de inteligência de máquina, aprendizado automático e adaptabilidade, que são hoje partes integrantes dos sistemas eletrônicos modernos. Isso envolve elementos temáticos como Reconhecimento e Classificação de Padrões, Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Tratamento e Reconhecimento de Imagens, Fusão de Informações Heterogêneas e Técnicas de Otimização, que serão abordados de forma integrada a sistemas eletrônicos reais envolvendo informações sonoras, visuais e multissensoriamento. O grande leque de sistemas e cenários atuais que se beneficiam dessa linha de formação configura sua grande importância para a sociedade, para o ensino de engenharia, para o mercado de trabalho e para a inovação em Eletrônica e Sistemas.

Processamento de Sinais

A linha de formação em Processamento de Sinais envolve um conjunto de técnicas para tratamento de informação, em suas mais variadas formas, como som, sinais de sensores, ou imagens. Nas disciplinas de processamento de sinais e imagens serão vistos tanto aspectos básicos de processamento de sinais (como filtragem linear, transformada de Fourier) quanto aspectos mais avançados, como processamento multitaxa e tratamento estatístico de incerteza (estimação, classificação de padrões, tratamento de ruído), com aplicações como codificação e reconhecimento de voz, cancelamento de eco, implementação de algoritmos em aritmética de precisão finita, dentre outras. As disciplinas envolverão tanto aspectos teóricos quanto práticos, com implementações relacionadas às aplicações mencionadas.

Micro e nanoeletrônica

A linha de formação em Micro e nanoeletrônica dará ao aluno uma visão atual das técnicas de projeto/concepção, fabricação e caracterização elétrica de circuitos integrados digitais e analógicos, que o habilita atuar tanto em pesquisa (pós-graduação) como em empresas da área no país (como a CEITEC, UNITEC, SMART, HTMicron, Freescale, Cadence, LSITec, etc.) e no exterior (como a IBM, Intel, STMicron, TSMC, Samsung, Qualcomm, etc).

Sistemas de Comunicação

A linha de formação de Sistemas Ópticos e de Micro-ondas enfoca os sistemas de comunicação empregados em áreas que passaram por grande ampliação nos últimos anos, incluindo sensoriamento remoto e etiquetas eletrônicas. Nessa linha de formação, são abordados conceitos essenciais para projeto de sistemas ópticos e de micro-ondas, como: estudo de antenas; arquitetura de sistemas de micro-ondas e de fibras ópticas; parâmetros característicos de sistemas de comunicações de alta frequência, equacionamento, análise e projeto desses sistemas; modelos de propagação de ondas eletromagnéticas no ar e em meios guiados, incluindo guias de ondas, linhas de transmissão planares e fibras ópticas. A abordagem pedagógica integra teoria com experiências em laboratório.

Quer saber mais?

Assista ao vídeo abaixo onde o Prof. Seabra fala da ênfase Eletrônica e Sistemas e o aluno formado (2013) Conrado de Vitor fala da experiência de gerenciar uma start-up na área de Eletrônica e Sistemas. Consulte também os documentos logo após o vídeo, que contêm os textos completos do Programas Pedagógicos e outros materiais-resumo de apresentações PPT feitas aos alunos, referentes a dois módulos acadêmicos de 5º ano oferecidos pelo PSI.

 

 

• PPP – Eletrônica e Sistemas – 140917

Módulo acadêmico SEA – Sistemas Eletrônicos Avançados (5º ano no PSI desenhado para os alunos que fizeram 4ºano no PSI)

Informações gerais sobre o “SEA”

 

Para alunos que não cursaram o 4º ano na Engenharia Elétrica – ênfase em Eletrônica e Sistemas, há a possibilidade de cursarem o módulo vermelho denominado Fundamentos de Sistemas Eletrônicos (FSE), baseado em disciplinas do 4º ano da ênfase. Neste caso, não há disciplinas obrigatórias e o aluno deverá escolher 3 disciplinas eletivas no 9º e mais 3 eletivas no 10º de um conjunto de 5 disciplinas oferecidas em cada semestre.

 

Módulo acadêmico FSE – Fundamentos de Sistemas Eletrônicos

(5º ano no PSI desenhado para os alunos que fizeram 4º ano fora do PSI)

Programa Pedagógico do “FSE”

Informações gerais sobreo o “FSE”