Programa de Pré-Mestrado – PPMES

Programa de Pré-Mestrado em Eletrônica e Sistemas (PPMES)

Alunos interessados devem preencher o formulário até o dia 30/11/20.

 

O que é?

Módulo Acadêmico realizado no 5° ano (módulo vermelho). Aluno cursa disciplinas de pós-graduação ao invés dos módulos acadêmicos da graduação.

 

A quem se destina?

Alunos interessados em cursar disciplinas de pós-graduação e que tenham interesse em realizar mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola Politécnica da USP.

 

Quem pode fazer?

Alunos que podem fazer escolha do módulo acadêmico. Necessário aprovação em 80% dos créditos obrigatórios até o 7° semestre (inclusive).

 

Quais são as vantagens de se fazer pré-mestrado?

Os créditos cursados durante o pré-mestrado podem ser usados no mestrado, permitindo obter o mestrado em apenas um ano após a graduação (o normal são dois anos a mais). Além disso, existe uma grande quantidade de disciplinas de pós-graduação.

 

Como fazer a candidatura?

Alunos interessados devem preencher o formulário até o dia 30/11/20. Seu pedido será analisado e sua aprovação (ou não) será comunicada antes da data limite para a escolha do módulo acadêmico. Sua aprovação será comunicada à Seção de Alunos que fará sua inscrição no PPMES.

 

Quais são os prazos?

O formulário deve ser preenchido até o dia 30/11/20.

O que preciso para fazer a candidatura?

O aluno deve definir um tópico de pesquisa e procurar um tutor interessado. O aluno deverá anexar um documento que comprove a anuência do tutor em orientá-lo no PPMES. Pode ser um e-mail ou uma carta assinada. Além disso, deve-se anexar o histórico escolar do Júpiter e a evolução do curso.

 

No que consiste o pré-mestrado?

Para concluir o módulo de pré-mestrado (PPMES) o aluno deverá:

1) Cursar quaisquer 5 disciplinas de pós-graduação do PPGEE, da Escola Politécnica ou mesmo da USP. As disciplinas de pós são trimestrais: de fevereiro a abril (1° período), de maio a agosto (2° período), e de setembro a novembro (3° período).

 

2) Elaborar projeto de pesquisa e cursar as disciplinas de Pesquisa em Eletrônica e Sistemas I e II (PSI3568 e PSI3569).

 

Como é feita a matrícula?

O aluno deverá fazer matrícula na Pós-Graduação e na Graduação.

 

Matrícula na Pós-Graduação

  •  2 vezes por ano: em fevereiro para as disciplinas do 1° e 2° períodos, e em junho para as disciplinas do 3° período (verifique o calendário da pós-graduação para saber as datas)
  • Deverá ser feita através de formulário

Matrícula na Graduação

  • Para cada disciplina na pós, o aluno deve se matricular também em uma das disciplina-espelho denominadas Tópicos de Pesquisa em Engenharia I a VI (0303541 – 0303546) no Júpiter
  • Também deve se matricular em Pesquisa em Eletrônica e Sistemas I e II (PSI3568 e PSI3569).
  • Projeto de Formatura (pode ou não estar ligado ao trabalho futuro de mestrado), Estágio Supervisionado (pode ser feito na forma de Iniciação Científica) e Optativas Livres quando forem necessárias.