Iniciação científica

O Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI-EPUSP) oferece oportunidades de iniciação científica em áreas de engenharia elétrica que misturam hardware, software e inovação. Dentre as inúmeras áreas de atuação destacam-se as seguintes:

IC em Eletrônica e Sistemas Embarcados

Sistemas Eletrônicos Embarcados são combinações de software e hardware projetados para funções específicas, geralmente operando em tempo real, baixo consumo de energia, confiabilidade e conectividade.

IC em Sistemas Eletrônicos Inteligentes

Os elementos de inteligência de máquina, aprendizado automático e adaptabilidade são hoje partes integrantes dos sistemas eletrônicos modernos. Os principais elementos temáticos nessa linha formativa são: Reconhecimento e Classificação de Padrões, Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Tratamento e Reconhecimento de Imagens, Fusão de Informações Heterogêneas e Técnicas de Otimização. A ideia é abordar esses temas de forma integrada a sistemas eletrônicos reais envolvendo informações sonoras, visuais e multissensoriamento.

IC em Sistemas de Comunicação Ópticos e Micro-ondas

Sistemas ópticos e de micro-ondas são de elevada importância para a formação de engenheiros eletrônicos, pois esses sistemas são empregados em áreas que passaram por grande ampliação nos últimos anos, incluindo sensoriamento remoto e etiquetas eletrônicas.

IC em Técnicas de Processamento de Sinais

Processamento de sinais é um conjunto de técnicas para tratamento de informação, em suas mais variadas formas, como som, sinais de sensores ou imagens. São vistos tanto aspectos básicos de processamento de sinais (como filtragem linear, transformada de Fourier) quanto aspectos mais avançados, como processamento multitaxa e tratamento estatístico de incerteza (estimação, classificação de padrões, tratamento de ruído), com aplicações como codificação e reconhecimento de voz, cancelamento de eco, implementação de algoritmos em aritmética de precisão finita, dentre outras.

IC em Projeto de Circuitos Integrados, Micro e Nano Eletrônica

A linha de formação de projeto de circuitos integrados, micro e nanoeletrônica dará ao aluno uma visão atual das técnicas de projeto/concepção, fabricação e caracterização elétrica de circuitos integrados digitais e analógicos, que o habilita atuar tanto em pesquisa (pós-graduação) como em empresas da área no país (como a CEITEC, UNITEC, SMART, HTMicron, Freescale, Cadence, LSITec, etc.) e no exterior (como a IBM, Intel, STMicron, TSMC, Samsung, Qualcomm, etc).

Para uma lista contendo várias oportunidades de IC no PSI-USP, acesse:

Lista de Iniciação Científica do PSI

O PSI também oferece oportunidades de visitas a seus laboratórios de pesquisa em geral no 2o semestre de cada ano. Fique atento neste site à divulgação dessa visita.

 

Contato:

Prof. Ronaldo Domingues Mansano
Sala: A1-46
Tel.: (11) 3091-5660
mansano@usp.br