Estágio Supervisionado

PROCEDIMENTOS RELATIVOS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (PSI-3593)

Todo aluno da ênfase Eletrônica e Sistemas Computacionais deve cursar a disciplina PSI-3593 – Estágio Supervisionado para se formar.

Essa disciplina requer que o aluno faça um estágio, que deve totalizar 180 horas. Os seguintes estágios são aceitos na disciplina:

  • O estágio já realizado, em curso ou que será realizado no semestre de matrícula na disciplina em empresa conveniada com a EPUSP;
  • Iniciação científica completada no ano anterior ou que será finalizada no semestre de matrícula na disciplina, com 180 horas de trabalho, conforme requerido para um estágio;
  • Estágio no exterior (o aluno deverá solicitar ao Coordenador de Graduação do PSI-EPUSP pelo e-mail coc_psi@usp.br permissão para a realização de estágio no exterior, anexando o plano de trabalho, o aceite da instituição/empresa e o orientador na instituição/empresa).

Para informações sobre autorização, aprovação e convênios de estágio, acesse https://sites.google.com/usp.br/estagiosnapoli

O estágio deve ter como objetivo propiciar ao aluno uma complementação à sua formação em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico científico e de relacionamento humano e conhecimento organizacional. O tema será avaliado em conformidade com o curso de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Há quatro elementos no processo de estágio do ponto de vista da disciplina:

  1. o estagiário;
  2. o profissional orientador – o orientador dentro da empresa (engenheiro com CREA, ou um profissional com formação equivalente que irá acompanhar as atividades do estagiário dentro da empresa, devendo portanto possuir conhecimentos técnicos no tema, exercendo legalmente a profissão segundo o CREA);
  3. o professor orientador do PSI-EPUSP (desejável, não obrigatório);
  4. o coordenador da disciplina de estágio supervisionado.

Se o estágio se realizar no PSI-EPUSP, não há necessidade de haver dois orientadores (o profissional mais o professor).

Os alunos deverão seguir o conteúdo do sítio da disciplina PSI-3593:
https://edisciplinas.usp.br/acessar/

Dúvidas sobre a disciplina, entrar em contato com: psi3593@lme.usp.br

Vagas de estágio

Empresa: Control ID

A Control iD é um fabricante nacional de produtos eletrônicos que atua nos segmentos de segurança eletrônica, recursos humanos e automação comercial. Nossas soluções são 100% desenvolvidas pela nossa equipe de P&D e produzidas em nossa própria fábrica. Todo o processo de criação de um produto, desde sua concepção inicial até a sua montagem final, é realizado por nossos colaboradores.

Estamos em busca de novos talentos para fazerem parte do nosso time de desenvolvimento. Desta forma, se você está a procura de uma vaga em uma empresa de tecnologia e tem interesse em aprender como funciona na prática o desenvolvimento de um produto ou serviço, escolha uma das áreas disponíveis abaixo e envie seu currículo para estagios@controlid.com.br. Nossa remuneração é extremamente competitiva, o horário de trabalho é flexível e temos posições para trabalho 100% remoto assim como presencial ou semi-presencial.

Área de desenvolvimento de Hardware

  • Aplicação na prática de como criar do zero projetos de sistemas embarcados de alta performance para IoT
  • Elaboração de placas de circuito impresso de múltiplas camadas com componentes de última geração (processadores ARM quad-core, DDR3, eMMC etc.)
  • Utilização dos softwares mais modernos do mercado (Altium, Solidworks etc.)
  • Desenvolvimento, teste e validação de componentes eletrônicos (câmeras, motor, display, cabeça térmica, alto-falante, antenas e outros)
  • Atuação conjunta com a área mecânica para desenvolvimento de peças plásticas e metálicas dos produtos

Área de desenvolvimento de Firmware Embarcado

  • Firmware embarcado para Linux e Bare Metal (C/C++ etc.)
  • Conceitos de interrupção, DMA e multithreading vistos na prática
  • Desenvolvimento de drivers para comunicação com periféricos (protocolos SPI, I2C, UART e outros)
  • Produtos com tecnologia sem fio (Wi-fi, bluetooth e outros).
  • Algoritmos baseados em Machine Learning

Área de desenvolvimento de Software

  • Desenvolvimento de plataformas web com centenas de milhares de usuários em NodeJS, TypeORM, React, C#
  • Criação de software em C# .NET
  • Estruturação de banco de dados (MySQL e NoSQL)
  • Aplicação de conceitos de Data Science e Big Data