Site da USP
FacebookInstagram

O câncer de mama na atualidade

O câncer de mama na atualidade                              (volta para índice)        

O câncer de mama é, provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Este tipo de câncer representa uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam um aumento de sua freqüência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes em suas taxas de incidência. Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana do Câncer indica que uma em cada 10 mulheres tem a probabilidade de desenvolver um câncer de mama durante sua vida.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

O tratamento para o câncer mamário, especialmente a cirurgia, expõe a mulher a uma série de complicações de ordem física e emocional, tendo como conseqüência dificuldades no desempenho de suas atividades diárias e de seus papéis sociais. O medo da morte, a adaptação a uma nova imagem corporal, a reintegração na vida familiar e sexual, a readaptação no trabalho, são partes de uma longa trajetória que poderá ser vivida com muitas dificuldades especialmente quando não contar com ajuda e orientações de profissionais preparados e treinados.

Neste sentido, este manual tem como objetivo, reunir orientações que possam facilitar a adaptação da mulher neste processo, bem como sua recuperação física, social e emocional