Site da USP
FacebookInstagram

O Outubro Rosa e a conscientização sobre o Câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha anual que visa reforçar a prevenção, detecção precoce e a importância da mamografia, principalmente, mas mais do que isso, é uma campanha de conscientização que nos marca com histórias emocionantes de superação, como todas as que temos no aqui no REMA.

Esse ano tivemos nossa 6ª edição do Desfile Rosa com o tema: ” A beleza e a força da mulher no controle do Câncer de mama”… e tivemos várias mulheres representando essas histórias e toda luta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não há uma causa única para o câncer de mama, mas precisamos estar alertas com seus principais sinais e sintomas. Como também, com a diminuição dos fatores de riscos aliado ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: o envelhecimento, os fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, o histórico familiar de câncer de mama, o consumo de excessivo de álcool, o excesso de peso e a falta de atividade física.

Todo ano é trabalhado com a população, e não somente as mulheres, a importância de estar alerta a qualquer alteração suspeita nas mamas, assim como, estar em dia com exames periódicos necessários para o diagnóstico precoce. O diagnóstico nas fases iniciais e o  rápido encaminhamento dá melhores possibilidades de tratamento e resultados, por isso a importância desse mês que nos possibilita colocar o assunto em foco. No entanto, o cuidado com próprio corpo é realizado todos os dias. Não deixe para depois, se conheça e realize o autoexame da mama! É um ato de amor consigo, com sua família e com seus amigos.

 

Você conhece os principais sinais e sintomas do Câncer de mama?

 

Segundo INCA 2019, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas, que podem ser identificados pela própria mulher ou por um profissional da saúde:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

 

Em caso de percebido qualquer dessas alterações, é preciso procurar logo os serviços de saúde especializado para avaliação diagnóstica.

 

Para quê serve a mamografia?? 

 

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.  

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas. Ela pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama e o principal benefício é encontrar o câncer no início, permitir um tratamento menos agressivo e ter um prognóstico mais satisfatório.

 

Não deixe de realizar os exames periodicamente, mas principalmente, conheça o próprio corpo… Faz toda diferença, uma pequena atitude faz a diferença enorme!