Nota de Repúdio

Nota de Repúdio – Violência recente em Terras Yanomami

11/04/2022

Esta semana foram veiculadas notícias sobre crimes cometidos contra o povo Yanomami que nos causaram indignação e asco.

Conforme noticiado no Globo, DCM e Terra mulheres yanomami teriam sido aliciadas, assediadas e violentadas sexualmente por garimpeiros. Muitas vezes as vítimas são adolescentes e crianças, o que agrava ainda mais uma conduta inaceitável.

As terras yanomami têm sido frequentemente palco de conflitos, especialmente com envolvimento de atividades de garimpo ilícito. Em novembro de 2021 a Associação Hutukara noticiou a morte de dois indivíduos isolados mortos por garimpeiros a tiros. No mesmo mês, noticiou-se a obstaculização de acesso por parte da FUNAI de equipes de saúde da FioCruz.

Não só isto, observa-se a possibilidade evidente de retrocessos jurídicos conforme ocorra a votação da tese do marco temporal no Supremo Tribunal Federal e do PL 191/2020, atualmente em regime de urgência, que possibilitaria atividades de mineração em terras indígenas.

Enquanto as denúncias causam indignação, a falta de atitudes concretas pelo poder público para proteger estas comunidades, seja através da preservação de seus costumes e tradições, seja através do reconhecimento de sua terra ancestral, através do pouco caso feito diante de violência cotidiana sofrida por estes povos clamam pela responsabilização. Não só das pessoas que praticam a violência contra yanomamis, mas também a responsabilização das autoridades que, tendo reconhecido papel de proteção, se omitem.

Scroll to top