Manuais e Guias Educacionais

2021

Novos temas em emergência climática: para os ensinos fundamental e médio

Está claro que a mudança climática já está afetando todas as regiões da Terra, de muitas maneiras, sendo que algumas delas são irreversíveis. No entanto, outras podem ser retardadas, e podem até ser interrompidas, se limitarmos as emissões. Entre as questões discutidas neste livro, pode se destacar a importância dos jovens e crianças como representantes do presente e do futuro da sociedade, o impacto das enchentes e da escassez hídrica, a situação de imigrantes e refugiados climáticos, a questão de gênero e a luta por justiça climática, e muitas outras. Dessa forma, a publicação Novos Temas em Emergência Climática para os Ensinos Fundamental e Médio se propõe a apresentar e discutir temas emergentes ligados à mudança climática por meio de uma linguagem simples e capaz de traduzir a complexidade desse desafio, auxiliando educadores e estudantes a ampliar sua visão na busca por um maior protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas.

 

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2016

Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade

Esta obra se baseia na pesquisa “Coleta Seletiva: modelos de gestão com e sem inclusão de catadores, vantagens e desvantagens na perspectiva da sustentabilidade”, que conta com a coordenação do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), em parceria com o Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP) e a organização não governamental Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego). O objetivo dos autores é oferecer instrumentos de diagnóstico, planejamento, avaliação e monitoramento da coleta seletiva municipal tanto às prefeituras e às organizações de catadores quanto aos interessados na gestão de resíduos sólidos.

 

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2015

 

Temas atuais em Mudanças Climáticas para os Ensinos Fundamental e Médio

 

 

 

A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. Desse modo, a obra tem por intuito não somente informar, mas conscientizar e sensibilizar nossos leitores para tema tão atual e tão desafiador para o planeta. Assim, procuramos valorizar o diálogo, a corresponsabilidade por meio de processos coletivos e as práticas inovadoras apoiadas em metodologias participativas e cooperativas. O caminho para uma sociedade sustentável fortalece-se na medida em que se ampliem práticas educativas que conduzam a uma atitude reflexiva em torno da problemática socioambiental, estimulando o desenvolvimento de novas mentalidades, conhecimentos e comportamentos.

Aprendizagem Social no Saneamento Básico: metodologias para o fortalecimento do controle social

 

Esta publicação busca divulgar e multiplicar caminhos que promovam e fortaleçam o controle social e a participação no saneamento básico, dois instrumentos fundamentais para fortalecer o papel dos cidadãos na gestão pública (JACOBI, 2009). O foco é de aprofundar o conhecimento dos principais aspectos que demandam que as comunidades e o poder público ampliem seu diálogo em torno de um tema que necessita de uma estreita colaboração e uma intervenção conjunta dos atores locais e das prefeituras, pois um dos maiores desafios atuais no Brasil é reduzir o déficit de acesso a saneamento básico nas cidades. Esta publicação é resultado de um trabalho de equipe desenvolvido pelo Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Ambiental (GovAmb), e tem como maior objetivo contribuir para a disseminação de conhecimentos através de materiais educativos que fortaleçam novas formas coletivas de pensar e enfrentar os problemas associados ao uso sustentável da água e saneamento.

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2013

Aprendizagem Social e Unidades de Conservação: Aprender juntos para cuidar dos recursos naturais

 

A publicação busca divulgar caminhos para o aperfeiçoamento das práticas participativas na gestão compartilhada das Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O foco é o aprofundar o conhecimento dos principais aspectos que demandam ampliação do repertório das comunidades e do poder público para aproximar os participantes, estreitando os laços entre eles e fazendo com que desenvolvam novas formas de trabalhar conjuntamente e em harmonia para a gestão desses espaços.

Assim, visa construir e estimular processos de colaboração e interconexões entre pessoas, ideias e ações para multiplicar a disseminação de um conhecimento baseado em valores e práticas sustentáveis, indispensáveis para estimular o interesse e o engajamento de pessoas na ação e na responsabilização.

 

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2011

Aprendizagem Social: Diálogos e Ferramentas Participativas: Aprender Juntos Para Cuidar da Água

 

A publicação deste Manual é parte do projeto “Diagnóstico socioambiental, aprendizagem social e modelos multi-agentes na definição de políticas públicas para a gestão integrada dos recursos hídricos e uso e ocupação do solo”, que tem como foco a articulação entre as instâncias de gestão territorial e de gestão de recursos hídricos, no sentido de administrar, facilitar e integrar as ações necessárias a um planejamento socioeconômico, territorial e ambiental de forma participativa. Nessa direção e inserido na governança da água, a idéia norteadora é a de Aprendizagem Social contribuindo para a intervenção conjunta dos atores locais, prefeituras e comitês de bacias, nas bacias hidrográficas. A Aprendizagem Social está em estreita relação com o desenvolvimento de capacidades, o que representa a possibilidade de constituir processos dinâmicos que viabilizam a participação de um número crescente de atores públicos e da sociedade em novas formas coletivas de pensar e enfrentar os problemas do uso sustentável da água, na interação entre comitês/ subcomitês de bacias e prefeituras. Este projeto do Grupo de Pesquisa GovAgua USP, vinculado ao PROCAM/IEE- USP, com apoio da Fapesp, ressalta a importância da agregação de pesquisadores para pesquisa, reflexão e disseminação de conhecimento sobre políticas ambientais, com enfoque em áreas urbanas, enquanto objetos de estudo complexos. A articulação de pesquisadores em torno de uma proposta de pesquisa-ação é fruto da percepção que o grupo de pesquisadores aqui constituído tem sobre a necessidade de um olhar complexo, interdisciplinar e transversal, tendo como base de referência a gestão integrada e compartilhada de recursos hídricos no Estado de São Paulo. Este é um papel que a Universidade deve ter no sentido de contribuir com a produção de conhecimento e compartilhá-lo com a sociedade, criando as condições para multiplicá-lo. O objetivo do Manual é a disseminação de metodologias e atividades que fortaleçam diagnósticos colaborativos e articulados de planejamento territorial e gestão de recursos hídricos. Estas ferramentas foram desenvolvidas com base na experiência dos pesquisadores e também na produção de conhecimento disponível no contexto da realidade das bacias, e na articulação entre os atores comprometidos com a necessidade de dar respostas aos problemas de degradação, escassez e distribuição desigual do recurso água e uso e ocupação do solo.

 

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