Depósito de dissertação e defesa

ORIENTAÇÕES PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

O trabalho final será na forma de dissertação, seja ele resultado de projeto de pesquisa ou de projeto de aplicação, contendo os seguintes itens: Capa com nome do autor, título do
trabalho, local e data; Contracapa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data, ficha catalográfica; Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas; Resumo em Português e palavras-chave; Abstract em Inglês e palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussões; Conclusões; Sugestões para trabalhos futuros; Referências Bibliográficas; Anexos; Apêndices.  O documento descritivo do Produto, processo ou ação técnico-social desenvolvido pelo(a) estudante deve constar como apêndice (orientações abaixo).

O depósito do exemplar deverá ser efetuado pelo(a) aluno(a) através do Sistema Janus no item DEPÓSITO DIGITAL até o final de 36 (trinta e seis) meses do início da contagem dos prazos regimentais . Devido à pandemia COVID-19, a extensão de prazos foi autorizada para os estudantes que a solicitaram, após aprovação na CCP do Programa. A data de depósito está informada na ficha do aluno que pode ser acessada pelo Sistema Janus. O novo regulamento aboliu a obrigatoriedade de envio de cópias impressas obrigatórias pelo estudante.

Deverão ser anexados no depósito digital os seguintes arquivos:
 – PDF da dissertação;
–  Declaração de verificação de similaridade e plágio;
–  Sugestão de 5 (cinco) nomes para compor a Comissão Examinadora, com assinatura do orientador;
– Carta do orientador atestando que o trabalho final está apto à defesa;
–  Documento comprobatório da publicação e/ou submissão de 1 (um) artigo em periódico do campo epistemológico da Terapia Ocupacional e indexado nas principais bases de dados bibliográficos; ou de 1 (um) capítulo de livro em coautoria com o orientador; ou de 1 (um) trabalho completo publicado em anais ou coletâneas de congressos científicos. Essas publicações ou submissões devem estar relacionadas aos resultados do estudo desenvolvido no Programa e deverão atender às normas orientadoras para Mestrado Profissional na área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no sistema nacional de pós-graduação.
– No processo de depósito digital, outros documentos podem ser também solicitados, devendo o pós-graduando seguir as instruções do Sistema ou aquelas que vierem a ser disponibilizadas pelo programa.

O regulamento do programa permite que as Dissertações sejam redigidas e defendidas em português, inglês ou em espanhol.

O Serviço de Pós-Graduação só aceitará o depósito do trabalho final se toda a documentação estiver completa.

Normas para produção e formatação dos manuscritos qualificação e da dissertação: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/115/98/495-1

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE PRODUTOS, PROCESSOS E AÇÕES TÉCNICO-SOCIAIS

Estas são as orientações para elaboração e disponibilização de produtos, processos e ações técnico-sociais a serem realizados por estudantes do Programa de Mestrado Profissional Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social.

1. Serão aceitos diferentes tipos de produtos, processos e ações técnico-sociais, dentre os quais: manuais, oficinas, cursos de capacitação, vídeos, e-books, exposições, protocolos, materiais instrucionais, tecnologias sociais, podcasts, programas ou instrumentos de avaliação e de intervenção, páginas no Instagram, etc.
  2. Além da elaboração do produto, processo ou ação técnico-social, o/a estudante deve apresentar documento, com título diferente da dissertação, a ser incluído  como apêndice na dissertação de mestrado e disponibilizado em separado para a inclusão no sítio-eletrônico do programa, contendo as seguintes  informações: introdução/apresentação/justificativa/contextualização; princípios e conceitos envolvidos no produto; objetivos do produto/finalidade; metodologia/procedimentos metodológicos; desenvolvimento/descrição; aplicabilidade/destino/sugestões sobre utilização; limites; abrangência; disponibilização; referências bibliográficas.
  3. Estudante e orientadora devem verificar a relevância e a possibilidade de que seja providenciado o cadastro do produto, processo ou ação técnico-social desenvolvido em registros de propriedade intelectual (ANCINE, ISBN, patente, registro de marca ou outro registro), bem como informar a Licença Creative Commons, caso se aplique.
  4. No momento da defesa, recomenda-se que na ata de avaliação haja referência à dissertação e ao produto, processo ou ação técnico-social desenvolvido.
  5. Para a disponibilização no sítio eletrônico e alimentação de informações na Plataforma Sucupira, deve ser preenchido o Formulário Google Solicitação de disponibilização de produtos, processos e ações técnico-sociais no sítio eletrônico e informações para a coleta CAPES (CLIQUE AQUI)anexando o documento e o material desenvolvido. Ele deve ser enviado após a defesa do mestrado e da realização de ajustes que, porventura, a banca vier a sugerir. Simultaneamente, a orientadora deve preencher as informações em seu Currículo Lattes.

Atualizado em 07/07/2023