O programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social aceita a inscrição de candidatos estrangeiros. Informamos que o programa é gratuito por ser sediado em uma universidade pública. Entretanto, há taxa de inscrição para o Processo Seletivo. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar número no Cadastro de Pessoa Física (CPF), para a emissão do boleto de pagamento. Para obtenção do CPF, acesse o site da Receita Federal para solicitação da primeira via do documento em: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/copy_of_inscricao-no-cpf
Os candidatos estrangeiros seguem as mesmas orientações para o Processo Seletivo que os estudantes brasileiros.
Destacamos alguns itens do regulamento do Programa, que podem ser acessado em –
CLIQUE AQUI.
Sobre o processo seletivo e as exigências para candidatos estrangeiros:
II.3. Os candidatos estrangeiros residentes no exterior poderão realizar inscrição e apresentação dos documentos indicados no edital de convocação do programa por meio eletrônico. A prova escrita poderá ser realizada também eletronicamente em português, inglês, francês ou espanhol, assim como a arguição oral. A análise do projeto de pesquisa, do curriculum vitae e a arguição oral será realizada pela Comissão de Seleção designada pela CCP.
Os critérios de aprovação estão indicados nos itens II.1 e II.2 (do Regimento).
V.4. A proficiência em língua portuguesa, necessária aos candidatos estrangeiros, poderá ser comprovada em até 12 (doze) meses, a partir do início do prazo do aluno no curso: a) pela aprovação no teste CELPE-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, realizado pelas instituições certificadas pelo Ministério da Educação do Brasil, sendo exigido o nível intermediário; b) pela Comissão Examinadora indicada pela CCP, composta por três membros portadores de Título de Doutor; b) pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, conceito “Suficiente”. A validade dos exames é de dois anos, a partir da data de sua realização.
ATUALIZADO EM 29 DE MARÇO DE 2021.