Sobre Tecnologias

O programa requer, para a finalização do mestrado, que o pós-graduando realize o depósito de uma dissertação e a apresentação de um produto técnico-tecnológico, associado a tecnologia social, tecnologia de saúde, tecnologia educacional ou tecnologia sociocultural, a depender do campo de inserção de seus estudos. Para melhor discriminação dos produtos técnico-tecnológicos pelos pós-graduandos, o programa adota conceituações das tecnologias a partir de documentos governamentais.

Tecnologia social – “método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade” (Brasil, 2019).

Tecnologia em saúde – “medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, e programas e protocolos assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população” (Brasil, 2005a apud Brasil, 2010).

Tecnologia educacional – utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos e consiste na produção de práticas, sistemas organizacionais e de suporte, adequados e inovadores que colaborem para o processo de ensino e aprendizagem. Este tipo de tecnologia vem sendo utilizado na Educação em todos os níveis – Básica, Fundamental, Média e Universitária, incluindo a educação inclusiva de crianças e jovens com deficiência (Brasil, 2008), e, também, na educação profissional e interprofissional em saúde.

Tecnologia sociocultural – conjunto de práticas de intervenção social que propõem soluções criativas e participativas para demandas culturais da população local e conjugam práticas artísticas e ações educacionais para a melhoria das condições de vida da comunidade. Consistem na elaboração de técnicas e metodologias inovadoras e replicáveis criadas para responder a demandas culturais concretas das populações (Brasil, 2006).

Referências:

Brasil. Ministério da Cultura. Manual de avaliação de iniciativas culturais. Prêmio Cultura Viva, 2006. Brasília, Ministério da Cultura, 2006.

Brasil. Ministério da Educação. CAPES. Produção Técnica (Grupo de trabalho). Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/10062019_Produ%C3%A7%C3%A3o-T%C3%A9cnica.pdf. Acesso em 16 de julho de 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Guia de tecnologias educacionais / organização Jeanete Beauchamp e Jane Cristina da Silva. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde /Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 48 p. – (Série B. Textos Básicos em Saúde).

ATUALIZADO EM 29 DE MARÇO DE 2021.