O Mestrado Profissional é uma modalidade de formação pós-graduada stricto sensu.
Sua principal característica é o foco na formação para a prática profissional avançada, como definiu a Portaria Normativa do MEC nº 17 de 28/12/09. Assim, seu objetivo é habilitar o profissional para uma atuação apoiada na utilização do método científico para estudar e gerar solução aos problemas que impactam a realidade do trabalho. Nesse sentido, está associado aos esforços de melhorar a qualidade de organismos públicos e privados, por meio da proposição de transformações e inovações em esferas diversas, tais como nos processos de trabalho, nos procedimentos adotados ou nas tecnologias e métodos adotados. Os trabalhos de conclusão e produtos desenvolvidos pelos estudantes do programa devem se orientar por esses objetivos.
O egresso do programa receberá o título de mestre em ciências e poderá seguir seus estudos pós-graduados em um doutorado profissional ou acadêmico.
Os mestrados profissionais recomendados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura – são avaliados periodicamente por essa instância, de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
Portaria MEC nº 389, de 23 de março de 2017
Portaria CAPES Nº 131, de 28 de junho de 2017.
ATUALIZADO EM 29 DE MARÇO DE 2021.