Produção científico-acadêmica

Aqui você encontrará as produções geradas pelo grupo e seus membros

e-Books

  • Resíduos de podas de árvores urbanas: como reaproveitar?

SOUZA, Caroline A.; VELASCO, Giuliana del N. (orgs.) Resíduo de poda de árvores urbanas [livro eletrônico] : como reaproveitar? 1. ed. São Paulo : Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2022. Disponível em: https://conteudo.ipt.br/como-reaproveitar-residuo-de-poda.

A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) estima recolher anualmente um volume de resíduo de poda que pode chegar a 50 mil toneladas. Bertioga, cidade litorânea do estado de São Paulo, estima gerar mais de 2 mil toneladas por ano. Esses números mostram que a quantidade desse tipo de resíduo é expressiva, portanto o reaproveitamento de resíduos de poda vem sendo estudado globalmente por várias instituições de ensino e pesquisa como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) que se uniram para pensar em formas de agregar valor aos resíduos de poda da arborização urbana das cidades brasileiras na prática.

Capítulo de livros

  • Design and waste upcycling from tree pruning and fallen trees at the USP Campus (University of São Paulo) | Design e reutilização de resíduos provenientes da poda de árvores e de árvores caídas no campus da USP (Universidade de São Paulo).

de Sousa, C.S.M. (2018). Design and Waste Upcycling from Tree Pruning and Fallen Trees at the USP Campus (University of São Paulo)—Potentialities. In: Leal Filho, W., Frankenberger, F., Iglecias, P., Mülfarth, R. (eds) Towards Green Campus Operations. World Sustainability Series. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-76885-4_51 

Uma das características notáveis dos campi da USP é a abundância de árvores. Sua limpeza regular e poda geram muito resíduo, e sua gestão é realizada pela Prefeitura da USP. Essas atividades estão se tornando mais complexas devido às fortes chuvas de verão e ao consequente aumento de árvores caídas. Por outro lado, uma parte significativa desse resíduo poderia, eventualmente, ser beneficiada e utilizada na produção de artefatos, que poderiam ser usados no campus ou como insumo para atividades de pesquisa e extensão. Os resultados de uma pesquisa exploratória são apresentados aqui, com o objetivo de identificar: por meio de pesquisa bibliográfica, os fundamentos teóricos para o design sustentável e a reciclagem de resíduos de madeira e a história do reflorestamento do campus da USP; por meio de consultas a documentos institucionais e entrevistas com o pessoal responsável, as principais características das espécies de árvores existentes, as diretrizes para seu uso, as atividades de monitoramento atuais e as condições necessárias para o aproveitamento dessa madeira; e por meio do acesso ao banco de dados da universidade, pesquisas concluídas dedicadas à exploração desse resíduo na produção de artefatos. Algumas experiências municipais sobre o gerenciamento desse resíduo no Brasil também foram analisadas, a fim de complementar a argumentação para a proposta de um projeto de pesquisa experimental em parceria com a Prefeitura da USP.

Artigos Científicos

  • Urban forests management. Design-driven technological routes for wood waste valuing | Gestão de florestas urbanas. Rotas tecnológicas orientadas pelo design para valorização de resíduos de madeira.

SANTOS MALAGUTI DE SOUSA, C.; QUEIROZ FERREIRA BARATA, T.; DUTRA PROFIRIO DE SOUZA, C.; DE MELO, F. G. Urban forests management. Design-driven technological routes for wood waste valuing. AGATHÓN | International Journal of Architecture, Art and Design, [S. l.], v. 13, p. 291–300, 2023. DOI: 10.19229/2464-9309/13252023. Disponível em: https://www.agathon.it/agathon/article/view/366.

A arborização urbana é fundamental para a qualidade de vida e resiliência das cidades e merece um esforço no planejamento, gestão e expansão. Este artigo tem como objetivo analisar e sistematizar rotas tecnológicas para indicar os usos potenciais dos resíduos de árvores urbanas, com foco nas atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade de São Paulo, Brasil. Os procedimentos metodológicos consistem em: 1) revisão da literatura relacionada; 2) identificação e classificação de espécies; 3) análise dos procedimentos de manejo de árvores; 4) implementação de processos experimentais projetivos e produtivos e; 5) realização de workshops de capacitação e transferência de tecnologia. Os resultados apresentam um mapeamento das rotas tecnológicas indicando uma transição para um modelo de produção mais sustentável para este capital natural urbano.

 

  • El aprendizaje colectivo y situado del diseño, un aporte a la gestión pública: la web “La madera de poda, materia prima para ciudades sostenibles” | A aprendizagem coletiva e situada do design, uma contribuição para a gestão pública: o site “A madeira da poda, matéria-prima para cidades sustentáveis”.

MALAGUTI DE SOUSA, C. S.; QUEIROZ FERREIRA BARATA, T.; LABARCA PUELLES, A. C. El aprendizaje colectivo y situado del diseño, un aporte a la gestión pública: la web “La madera de poda, materia prima para ciudades sostenibles”. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, n. 195, 21 jun. 2023. Disponível em: https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/cdc/article/view/9635

O artigo apresenta uma experiência de pesquisa e extensão realizada por estudantes de arquitetura, design e artes, com orientação de professores da Universidade de São Paulo, Brasil.

 

  • Management of waste from the pruning of urban greenery | Gestão dos resíduos da poda da vegetação urbana.

BARATA, T. Q. F.; MALAGUTI DE SOUSA, C. S.; DUTRA PROFIRIO DE SOUZA, C.; KLINGENBERG, D. Management of waste from the pruning of urban greenery. Experiences in São Paulo, Brazil. AGATHÓN | International Journal of Architecture, Art and Design, [S. l.], v. 9, n. online, p. 232–243, 2021. DOI: 10.19229/2464-9309/9232021. Disponível em: https://www.agathon.it/agathon/article/view/249.

A arborização urbana é fundamental para a qualidade de vida e resiliência das cidades e merece um esforço no planejamento, gestão e expansão. Este artigo tem como objetivo analisar e sistematizar rotas tecnológicas para indicar os usos potenciais dos resíduos de árvores urbanas, com foco nas atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade de São Paulo, Brasil. Os procedimentos metodológicos consistem em: 1) revisão da literatura relacionada; 2) identificação e classificação de espécies; 3) análise dos procedimentos de manejo de árvores; 4) implementação de processos experimentais projetivos e produtivos e; 5) realização de workshops de capacitação e transferência de tecnologia. Os resultados apresentam um mapeamento das rotas tecnológicas indicando uma transição para um modelo de produção mais sustentável para este capital natural urbano.

 

  • Resíduos da arborização urbana na prática do design – uma abordagem exploratória

SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de. “Resíduos da arborização urbana na prática do design – uma abordagem exploratória”, p. 94-99 . In: Anais do 13º Seminário Internacional NUTAU 2020. São Paulo: Blucher, 2020. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/resduos-da-arborizao-urbana-na-prtica-do-design-uma-abordagem-exploratria-35585.

O objetivo da pesquisa foi a construção de uma chave de identificação para 22 espécies de árvores de ocorrência frequente na cidade de São Paulo, tal como a construção de pranchas fotográficas e descrições para cada espécie contemplada na chave. Este trabalho tem como objetivo mais amplo auxiliar na identificação e logo no reaproveitamento de galhos podados na cidade de São Paulo, de forma que pretende se tornar uma ferramenta útil e acessível de consulta.

 

  • Waste valuing from urban wood management through design | Valorização de resíduos através da gestão de madeira urbana por meio do design

MALAGUTI DE SOUSA, C. Waste valuing from urban wood management through design. Ideas from the case of Sãn Paulo. AGATHÓN | International Journal of Architecture, Art and Design, [S. l.], v. 6, n. online, p. 228–239, 2019. DOI: 10.19229/2464-9309/6222019. Disponível em: https://www.agathon.it/agathon/article/view/172

À medida que as cidades crescem, o reflorestamento urbano se torna mais importante tanto por motivos estéticos quanto ambientais. No entanto, a poda e remoção de árvores caídas exigem um sistema de gestão de resíduos, não fácil de lidar, especialmente em grandes cidades tropicais, como São Paulo, no Brasil. Por outro lado, parte desses resíduos poderia ser utilizada na produção de artefatos de madeira, reduzindo a pressão sobre as florestas, em uma abordagem de economia circular e design sistêmico – a principal hipótese de uma pesquisa em andamento na Universidade de São Paulo. Este artigo apresenta o problema existente, os fundamentos teóricos sobre os quais o estudo foi construído, os resultados de uma revisão internacional da literatura científica que procurou por experiências bem-sucedidas e como o design estava envolvido; e sugere pesquisas futuras.

Pesquisas do Grupo

  • Projeto FAU/CNPq

“VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS ARBÓREOS URBANOS: Experimentação em design de produto com foco na indicação de usos potenciais” – 2022 a 2025 (em andamento).

  • Projeto FAU/IPT

“Sinergia das capacitações do IPT e FAU na busca de alternativas de uso de resíduos da poda urbana com maior valor agregado para a geração de serviços ambientais” – 2021 a 2023.

  • Projeto FAU/SGA

“Valorização de resíduos lenhosos provenientes do manejo arbóreo: Contribuição à gestão para a sustentabilidade no Campus Armando Salles de Oliveira da Universidade de São Paulo” – 2021 a 2022.

Iniciações Científicas

EM ANDAMENTO

  • THOMAZ, Joana da S. Fabricação Digital e Madeira de Poda: usos no micro e no médio ambiente urbano. Bolsa FAPESP – 2023 a 2024.
  • VASCONCELOS, Rodrigo P. Marcenaria Híbrida: Uniões de componentes cilíndricos torneados de madeira de poda urbana em Design de Produto com Emprego de Fabricação Digital.
  • PIMENTEL, Alice C. K. Projeto e produção experimental de biojoias com madeira proveniente de podas urbanas.
  • DE LYRA, Estevão T. Exploração de aplicações dos resíduos lenhosos provenientes do manejo da arborização urbana em componentes e produtos com madeira vergada. Bolsa PUB – 2023 a 2024.

CONCLUÍDAS

  • YAMAGUCHI, Giulia A. V. Prototipagem em design de produto com emprego de tecnologias subtrativas e madeira proveniente de podas urbanas. Bolsa PIBIC – 2022 a 2023.
  • MOREIRA, Mariana Yoshinari. Exploração de aplicações dos resíduos lenhosos provenientes do manejo da arborização urbana em componentes e produtos com madeira vergada. Bolsa PIBIC – 2022 a 2023.
  • SOUZA, Ana M. S; FERRARI, Ariel. Materiais didáticos para o ensino de materiais sustentáveis e processos de fabricação em Design, Arquitetura e Urbanismo. Bolsa PUB – 2022 a 2023.
  • CRUZ, Livia B. & FREIRE, Camilla M. Produção de modelos e protótipos em design e arquitetura: Experimentações com tecnologias de fabricação digital. Bolsa PUB – 2022 a 2023.
  • NAKASHIMA, Stefani; SOUZA, Christopher W. B. e THOMAZ, Joana da S. Exploração de aplicações dos resíduos lenhosos provenientes do manejo da arborização urbana em componentes e produtos com madeira vergada. Bolsa PUB – 2022 a 2023.
  • ZAMPERETI, Letícia de O. Desenvolvimento de modelo de componente construtivo flexível e multifuncional com estratégias projetivas sustentáveis. Bolsa PIBIC – 2021 a 2022.
  • OKAMOTO, Camila M. Prototipagem de modelos e produtos com a madeira proveniente de podas urbanas com ênfase na aplicação de conceitos de biomimética. Bolsa PIBIC – 2021 a 2022.
  • SANTOS, Wilvesley V. Projeto e produção de protótipos de componentes construtivos com madeira de podas da arborização urbana. Bolsa PUB – 2021 a 2022.
  • DE ANDRADE, Lorenzo M. Experimentações com tecnologias de fabricação digital subtrativas e aditivas aplicadas ao processo de prototipagem em arquitetura e design. Bolsa PUB – 2021 a 2022.
  • SILVA, Kauan C. B. Prototipagem de componentes construtivos com a madeira proveniente de podas urbanas com ênfase na aplicação de conceitos de biomimética. Bolsa PUB – 2021 a 2022.
  • OLIVEIRA, Marcelo H. Compósitos formados por resina polimérica e resíduos de poda da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO).
  • COLQUE, Denilson C.; UEHARA, Henrique A. N.; TOLEDO, Alberto B. Prototipagem em design de produto com emprego de tecnologias subtrativas e madeira proveniente de podas urbanas.  Bolsa PUB – 2022 a 2023.
  • FREITAS, Gabriela B. Compósitos formados por resina polimérica e resíduos de poda da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO).
  • BARTHOLOMEU, Clara. Estudos para a reutilização dos resíduos de poda de Leucena do Campus Butantã da Universidade de São Paulo na Seção Técnica de Modelos, Ensaios e Experimentações Construtivas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2017 a 2018. 

Trabalhos Finais de Graduação (TFGs)

  • GOSLLER, Nataly Mary Meira. Criando artefatos para fortalecer a identidade territorial: o potencial do látex no Noroeste Paulista. Orientadora: Cyntia Santos Malaguti de Sousa. São Paulo: USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_wuuv5C6Nr_oKoKsb5OzW02rsOYppazE/view?usp=sharing
  • OLIVEIRA, Marcelo Hsu. Sobras das sobras. (Trabalho de Conclusão de Curso). Orientador: Arthur Hunold Lara. São Paulo: USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12jc3h7ZXabnyjcitzaqb6ph1sjsP9YjD/view?usp=sharing 
  • FURLAN, Mateus Büll. Projeto de mobiliário com o uso de madeira de poda e supressão da arborização urbana. (Trabalho de Conclusão de Curso). orientador: Tomas Queiroz Ferreira Barata. São Paulo: USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kc5Tc5duYPPYhlQDVKw7lKVoOitPfFO_/view?usp=sharing
  • SCHÜTZER, Tiago Souto. Da poda à roda: experimentos didáticos com madeira urbana. (Trabalho de Conclusão de Curso). Orientadora: Cyntia Santos Malaguti de Sousa. São Paulo: USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2022. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c176613f-7ea3-4d67-bad6-56aab636fda4/TFG_2022_1_Tiago_Schutzer.pdf.
  • D’ELIA, Clara Costa. Identificação das principais madeiras de árvores urbanas da Cidade de São Paulo. (Trabalho de Conclusão de Curso). Orientador: Gregório Cardoso Tápias Ceccantini. São Paulo: USP – Instituto de Biociências, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1RQtWk9drClqQ3JfIfajFWIuKSYV1erM5/view?usp=sharing
  • KIM, Vitor. Yad: Utilitários sustentáveis. (Trabalho de Conclusão de Curso). Orientador: Tomas Queiroz Ferreira Barata. São Paulo: USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Dr-coyvHpYg5XWmq4Ks-2wIoPJvNuTNV/view?usp=sharing

Pós-graduação

  • SOUZA, Caio D. P. – Contribuições de design e abordagem sistêmica para gestão da arborização urbana centrada na valorização de resíduos de poda em produtos e serviços (em andamento).
  • LABARCA, Carolina – Empoderamento Comunitário e Sustentabilidade: Design Social na Confecção de Artefatos a partir de Resíduos Arbóreos.
  • DE MELO, Felipe Gustavo – Design sistêmico para o beneficiamento de madeira de poda e supressão urbanas, geração de  componentes modulares e a transferência tecnológica destinada aos ambientes educativos e arranjos produtivos locais.

Materiais de Divulgação de Eventos

  • Oficina dos Bixos FAUUSP 2022
  • Semana de Integração 2022
  • Oficina dos Bixos FAUUSP 2024

Apresentações (Palestras e vídeos)

Última atualização em 19 de junho de 2024.