A ênfase de Eletrônica e Sistemas foi concebida reconhecendo a importância da internacionalização na formação de seus alunos, e está organizada de tal forma que os estudos feitos no exterior possam ser combinados harmoniosamente com os estudos na POLI.
Embora dependa de termos acordados entre as instituições, o princípio que pauta as cooperações internacionais é o de que os trabalhos de formatura possam ser feitos tanto na escola de origem como naquela onde complementaram seus estudos.
O mesmo vale para os estágios. E o PSI tem por diretriz aceitar estes modos de cooperação. Aceita portanto que trabalhos feitos em inglês no exterior sejam aqui reconhecidos, bem como que alunos estrangeiros façam aqui seus trabalhos em inglês.
E dependendo da modalidade da cooperação em que o aluno se encontre, ele poderá:
– no caso de Diploma Duplo, ter integralmente reconhecido seus dois anos de estudo no exterior substituindo o modulo vermelho (5 ano), devendo ao retornar completar o 8 semestre ideal, e eventualmente ainda fazer o estagio e acompanhar a disciplina de projeto de formatura para validação do seu trabalho se feito no exterior, ou para desenvolve-lo aqui caso ainda não o tenha feito.
– no caso de Aproveitamento de Estudos, utilizar todas as disciplinas optativas livres para aceitar os cursos (todos ou parte) feitos no exterior.
Por fim o PSI recomenda a todos os alunos que participem de programas de internacionalização que mantenham contato com seu tutor do PSI mantendo-o informado dos estudos no exterior, o que facilita a reintegração quando de seu retorno para conclusão de seus estudos na POLI.
Contatos:
Prof. Marcio Lobo Netto
Sala: A2-58
Tel.: (11) 3091-5671
lobonett@lsi.usp.br
Prof. Fernando Josepetti Fonseca
Sala: C2-65
Tel.: (11) 3091-0730
fonseca@lme.usp.br