As emoções e a saúde mental

As emoções e a saúde mental das pessoas estão diretamente interligadas. São três as emoções comumente relacionadas ao que é ser humano: felicidade, tristeza e raiva. No entanto, a pesquisadora e autora de best-sellers Brené Brown lista 87 sentimentos em seu sexto livro, “O Atlas do Coração“. Para ela, que estudou as emoções humanas nas últimas duas décadas, saber identificar e expressar seus sentimentos com mais especificidade pode ajudar a lidar melhor com eles.

Já a pesquisadora e doutoranda da Universidade de Michigan Christina Costa, que estudou psicologia e neurociência, afirma que o sentimento de gratidão pode ser visto em exames cerebrais. Ela explica que a sensação acende os neurotransmissores da dopamina e da serotonina, os “hormônios da felicidade“.

Para conversar sobre as emoções e a saúde mental, reprisamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, dia 16 de março, o programa com os psicanalistas Mariana Desenzi e Enzo Pizzimenti.

Mariana Desenzi é psicanalista com atuação no SUS (Sistema Único de Saúde), mestranda do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da USP, docente e supervisora do aprimoramento “Psicanálise e Saúde Mental” da PUC de São Paulo.

Enzo Pizzimenti é psicanalista, doutorando em Psicologia Clínica na USP, e autor do livro “Psicanálise e Saúde Mental: tática, estratégia e política na direção do tratamento” pela editora Benjamijn.

O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o atual ativismo da área da Psicanálise no Brasil em prol dos direitos fundamentais.

Por: Joel Scala, para o Observatório do Terceiro Setor