Comportamento animal: dê uma mãozinha para a ciência

Pesquisadoras brasileiras investigam a relação afetiva entre humanos e animais de estimação, um projeto que dará origem a várias publicações sobre comportamento de cães.

Por Paloma Oliveto, para o Jornal Correio Braziliense, 13/4/2018

paw-in-hand

Você entende bem o seu melhor amigo de quatro patas? Está disposto a ajudar a ciência a compreender melhor o comportamento dos animais de estimação? As pesquisadoras de cognição e comportamento de cães Carine Savalli e Natalia de Souza Albuquerque, de São Paulo, convidam os tutores a responder algumas perguntas sobre esse assunto, no link https://cpbec.org.br/survey/1039.

A pesquisa, ligada ao Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-estar e Comportamento Humano (CPBEC), faz parte do projeto Relação afetiva entre seres humanos e seus animais de estimação e, segundo as investigadoras, tem como principal objetivo validar questionários sobre comportamento e temperamento de cães.

Carine Savalli, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Natalia de Souza Albuquerque, doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), são autoras de artigos divulgados em importantes revistas científicas a respeito do comportamento e da cognição canina. No ano passado, elas lançaram o livro Cognição e Comportamento de Cães: A Ciência do Nosso Melhor Amigo (Edicon, 2017). Elas explicam que a pesquisa da qual o questionário vai dar origem a novas publicações sobre o perfil de temperamento e comportamento dos cães brasileiro, e sobre como características dos cães e tutores podem influenciar nos comportamentos dos melhores amigos.

Carine Savalli e Natalia de Souza Albuquerque conversaram com o blog por email. Leia a entrevista e não deixe de participar: https://cpbec.org.br/survey/1039.

Hoje, a ciência está mais interessada no comportamento animal?

Sim, cresceu muito o interesse científico, especialmente no comportamento dos cães, que são os animais que convivem diariamente muito próximos aos seres humanos. Há muito grupos de pesquisa no mundo inteiro se empenhando em estudar os cães, especialmente a relação afetiva com seus tutores. A pesquisa que estamos conduzindo busca conhecer o comportamento dos cães sob a ótica de seus tutores, valorizando o conhecimento adquirido durante a convivência com seus pets.

Para vocês, quais questões a respeito do comportamento animal ainda precisam ser mais esclarecidas?

O projeto de pesquisa em questão não propõe testes comportamentais nos próprios animais, pelo contrário, confia aos tutores fornecer informações sobre as reações dos seus cães frente a diferentes situações do seu cotidiano. É uma forma cientificamente válida para estudar o comportamento dos cães a partir de seus principais observadores, os tutores. Consideramos que tão importante quanto entender o comportamento dos animais em si, é investigar a relação entre as pessoas e os animais, e suas atitudes e conhecimentos sob diferentes aspectos: a comunicação entre as espécies, a empatia e sobre o impacto das atitudes das pessoas na vida dos animais. Muitos estudos ainda precisam ser feitos nesse sentido, e os questionários são ferramentas muito úteis para essas pesquisas.

Por que é importante que leigos, incluindo tutores de animais domésticos, conheçam melhor o comportamento dos pets?

Conhecer melhor o comportamento dos animais com quem convivemos, suas necessidades e suas diferenças é um passo muito importante para uma convivência harmoniosa que garantirá o bem-estar de ambas as espécies. Muitos problemas comportamentais e até mesmo o abandono são consequências de uma expectativa equivocada dos tutores sobre os comportamentos de seus pets. Entender melhor o seu cão, quais os comportamentos típicos da espécie, pode auxiliar a regular as expectativas e promover maior qualidade no relacionamento entre tutor e cão.

VOCÊ PODE GOSTAR ...