Livro busca conscientizar as pessoas sobre o suicídio

A obra é resultado de uma tese de doutorado defendida no Instituto de Psicologia da USP

O livro Suicídio – um problema de todos, de Karen Scavacini, será lançado na segunda-feira, dia 26 de setembro, a partir das 19 horas, no Instituto Vita Alere (Alameda Uanana, 200, Moema, em São Paulo). Publicado pela Editora Sinopsys, a obra é resultado da tese de doutorado da autora, defendida em 2018 no Instituto de Psicologia da USP, sob orientação da professora Maria Julia Kóvacs.

Com 336 páginas, o livro traz reflexões e sugestões para a ampliação da conscientização sobre o suicídio. “O aumento da consciência por parte da comunidade pode gerar um incremento da demanda por atendimento qualificado”, escreve Karen, que chama a atenção também para o cuidado com as pessoas que tentaram o suicídio e com os enlutados. “O aumento da consciência pública não tem apenas o intuito de prevenir o suicídio, mas objetiva também promover uma mudança de atitude. Afinal, para muitos, o suicídio continua sendo uma ficção, até que ele acontece.”

Para a professora Maria Julia Kóvacs, o suicídio atinge todas as pessoas com intensidades diferentes – como indica o título da obra de Karen –, e não se trata apenas de um problema daqueles que têm inclinações suicidas ou dos familiares e amigos enlutados. “É uma preocupação fundamental aumentar a conscientização pública sobre o tema”, afirma a professora, que assina a apresentação do livro. “Essa é a questão principal da perspectiva da autora, que acrescentou às suas principais ideias o que ouviu de pessoas que estão ou já estiveram diretamente ligadas ao suicídio.”

Suicídio – Um Problema de Todos, de Karen Scavacini, Editora Sinopsys, 336 páginas, R$ 126,00.

O livro será lançado no dia 26/10/2022, segunda-feira, às 19 horas, no Instituto Vita Alere (Alameda Uanana, 200, Moema, em São Paulo).

VOCÊ PODE GOSTAR ...