Estudo on-line está coletando relatos de mulheres sobre sexualidade para ampliar conhecimento sobre a diversidade da resposta sexual
O Laboratório de Comportamento, Evolução e Sexualidade (BES), vinculado ao Programa de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, está recrutando mulheres a partir de 18 anos para uma pesquisa on-line sobre sexualidade, emoções e cognições. O estudo, conduzido pela mestranda em Psicologia Experimental Letícia Paiva, sob orientação da professora Jaroslava Varella Valentova, busca ampliar o conhecimento científico sobre as diferentes experiências do orgasmo feminino – incluindo as de mulheres que não atingem o orgasmo com frequência ou nunca o vivenciaram. Para participar basta preencher o formulário on-line neste link, que leva apenas dez minutos e foi aprovado por comitê de ética.
A pesquisadora explica que o orgasmo feminino é frequentemente visto como um “indicador de saúde sexual”, mas a realidade é muito mais complexa. Estudos sugerem que entre 5% e 10% das mulheres nunca tiveram um orgasmo, além de que muitas outras os experienciam apenas ocasionalmente. Isso não significa necessariamente um problema – sobretudo quando a característica não gera sofrimento –, mas reflete a diversidade da resposta sexual humana.
Nessa linha, investigar o orgasmo feminino pode contribuir para o autoconhecimento e o bem-estar de mulheres. “Em sociedades onde a sexualidade ainda é permeada por desconhecimentos e tabu, muitas mulheres não têm informações claras sobre seus corpos o que esperar das atividades sexuais”, destaca a pesquisadora. A pesquisa pode ajudar participantes a entender melhor suas próprias vivências, reduzindo ansiedades e culpas infundadas. Além disso, os resultados podem orientar psicólogos, ginecologistas e sexólogos a oferecer um atendimento mais inclusivo e livre de estigmas.
Para participar da pesquisa clique aqui.