Pesquisa on-line mapeia temperamento de cães brasileiros

Iniciativa de universidades brasileiras e colaboradores internacionais pretende aprimorar ciência do comportamento canino

Por  – Jornal da USP, 2/4/2018

Donos de animais podem responder questionário on-line sobre o comportamento dos animais – Foto: Pixabay – CC

O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (CPBEC), sediado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, está desenvolvendo uma pesquisa a respeito do temperamento dos cães.

Encabeçada pelas universidades brasileiras – USP, Unifesp, PUC-MG e Unip – com coordenação da professora Carine Savalli e apoiada por colaboradores exteriores – professor James Serpell, dos Estados Unidos, e Daniel Mills, do Reino Unido – a pesquisa tem como objetivo a colaboração para a ciência do comportamento canino através da observação de aspectos como comportamentos agressivos, ansiedade, medo, obediência, excitabilidade e avaliação do comportamento dos animais diante de situações agradáveis ou não.

O questionário pode ser respondido on-line e demanda aproximadamente 20 minutos para ser completado. Para respondê-lo, é necessária a realização de um cadastro com alguns dados pessoais e a assinatura de um termo de compromisso.  As questões abordam características do animal, tratamento diário e ambiente de convívio.

O CPBEC desenvolve pesquisas sobre o bem-estar em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Natura.

Foto: Divulgação / Unifesp

VOCÊ PODE GOSTAR ...