Pesquisadoras do IPUSP e Unifesp recebem o Prêmio Improving Pet Welfare 2023 por contribuições ao bem-estar animal

As pesquisadoras do IPUSP Naila Fukimoto, Natalia Albuquerque e a professora da UNIFESP Carine Savalli Redigolo, da Universidade Federal de São Paulo, foram as vencedoras do Prêmio Improving Pet Welfare 2023, concedido pelo Journal of Veterinary Behavior.

O artigo premiado “Ciência Cidadã Síncrona: um novo método para pesquisa do comportamento de felinos” chamou a atenção da comunidade científica internacional por adaptar o método chamado de “ciência cidadã síncrona” para estudar o comportamento desses animais. Esse mecanismo envolve a realização de experimentos por meio de videochamadas, permitindo que os tutores coletem dados sob orientação dos pesquisadores.

O novo procedimento visa proporcionar uma observação mais natural do comportamento dos felinos, evitando estresse causado por ambientes desconhecidos. Os resultados do estudo piloto, realizado com cinco gatos e seus tutores, foram publicados na revista científica Journal of Veterinary Behavior em fevereiro de 2023. Essa abordagem, que prioriza o bem-estar dos participantes, demonstrou ser eficaz e confiável, possibilitando a coleta de dados precisos e a observação de comportamentos espontâneos e naturais dos gatos em seu ambiente familiar. Esse enfoque inovador representa um avanço significativo no estudo do comportamento animal.

O prêmio, patrocinado pela Fear Free Pets®, é um reconhecimento a estudos originais e baseados em evidências que buscam aprimorar o bem-estar de cães, gatos, pássaros e cavalos, especialmente no contexto de visitas veterinárias e hospitalizações. A pesquisa das laureadas oferece insights valiosos sobre a compreensão do comportamento felino, abordando questões fundamentais relacionadas ao medo, ansiedade e estresse em ambientes clínicos e domésticos.

O processo de seleção envolveu a revisão de 20 artigos por membros do Conselho Editorial e cientistas externos. A qualidade e originalidade do trabalho de Fukimoto, Albuquerque e Redigolo destacaram-se entre os concorrentes, resultando na conquista do prêmio.

Além do reconhecimento acadêmico, as pesquisadoras receberam um prêmio em dinheiro no valor de US$ 1.250, patrocinado pela Fear Free Pets®. Este incentivo financeiro, juntamente com um ano de acesso aberto ao Journal of Veterinary Behavior e destaque online como vencedoras do prêmio do ano, fortalece o impacto e a visibilidade de seu trabalho no campo do bem-estar animal.

O Prêmio Improving Pet Welfare não apenas celebra a excelência na pesquisa, mas também serve como uma plataforma para promover carreiras emergentes e destacar questões cruciais relacionadas ao bem-estar dos animais de estimação. Encorajamos mais pesquisadores a participarem dessas competições, pois oferecem uma oportunidade única de ampliar o conhecimento científico e desenvolver soluções práticas para melhorar a vida dos nossos amigos peludos.

Parabéns às pesquisadoras pela conquista do Prêmio Improving Pet Welfare 2023 e pela excelência com que conduziram a pesquisa, contribuindo com a visibilidade e repercussão da produção científica do Instituto de Psicologia da USP!

Fontes de informação: 1) https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-veterinary-behavior/about/awards 2) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1558787823000229?via%3Dihub